O Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), incluindo o Distrito Federal, realizou no dia 29 de março de 2016 o seu 7º Encontro Nacional. O evento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, com intensa programação de atividades dos membros do Fórum, e representantes de parceiros e convidados cuja missão é fortemente identificada com o protagonismo do CB27, voltado para a sustentabilidade e o enfrentamento da mudança do clima.
A programação foi aberta pelo Secretário de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, e pelo Secretário Executivo do CB27, Nelson Moreira Franco, em nome da capital anfitriã. A Fundação Konrad Adenauer Stiftung (KAS), patrocinadora do Fórum, por meio do seu representante no Brasil, Jan Woischnik, e da coordenadora de suas atividades junto a essa iniciativa, Marina Caetano, tratou de esclarecer sobre o apoio ao CB27 e de resumir as diferentes realizações conjuntas nos três anos de existência da rede.
O IBAM foi representado pelo seu Superintendente Geral, Paulo Timm, que enfatizou as potencialidades do CB27 e destacou as oportunidades que o Fórum abre à cooperação da importante rede de parceiros à qual se integra. Além do IBAM, o CB27 vem agregando às suas atividades instituições como ICLEI, WRI, CDP, Conservação Internacional (IC), WWF, C-40, ANAMMA e outras. Da UFRJ, Estela Neves falou sobre o processo de municipalização da estratégia de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia, tema no qual o IBAM executa no momento um amplo projeto junto ao BNDES e ao Fundo Amazônia. A GIZ enviou dois representantes que fizeram uma exposição sobre a SDSN (Sustainable Development Solutions Network).
A programação incluiu ainda a passagem da coordenação do CB27 do representante de Belo Horizonte – MG para o de Aracaju – SE. A seguir foi lançada a publicação “Casos de Sucesso da Gestão Ambiental Urbana no Brasil”.
O debate final do evento foi concentrado nas possibilidades de desdobramentos do protagonismo do CB27 em outras modalidades de iniciativas, podendo gerar novos produtos de grande interesse aos municípios brasileiros.