Notícia

Começam em Florianópolis estudos promovidos pelo BID

A apresentação de representantes do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) ao prefeito Cesar Souza Júnior, na tarde de 18 de novembro, marcou o início dos trabalhos voltados à realização de estudos técnicos que vão embasar planos de ações de investimentos futuros em Florianópolis. A cidade foi a única do Sul do País escolhida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para integrar o seu programa “Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES)”.

“Acho que não precisamos sair da tabula rasa nem do zero. Tem muita coisa sendo feita”, observou o prefeito, tendo em vista, por exemplo, o projeto de lei do novo Plano Diretor encaminhado à Câmara de Vereadores. “Mexemos em quase todos os problemas históricos que a cidade tem em um ano de administração”, garantiu o prefeito.

No dia 13 de setembro, em evento realizado na Capital, foi formalizada tanto a adesão da Prefeitura Municipal ao programa do BID quanto o repasse de US$ 1 milhão do organismo internacional para financiamento dos estudos, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF). Para esses estudos, foram contratados os serviços do IBAM, que vai usar pesquisadores locais na empreitada.

“Nós não trabalhamos para prefeituras, mas com prefeituras”, enfatizou o assessor técnico para assuntos de cidade, infraestrutura e território do IBAM, Alberto Lopes. É que, além de buscar “traduzir” os indicadores já conhecidos, eles precisarão saber que planos e projetos estratégicos encontram-se em andamento, a fim de apontarem quais devem ser as prioridades em termos de planejamento.

Da reunião, no gabinete do prefeito, também participaram os secretários da Fazenda, André Rezende; do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Dalmo Vieira Filho, e da Habitação e Saneamento Ambiental, Rafael Hahne, além de técnicos da Prefeitura e do gerente regional de governo da Superintendência da CEF da Grande Florianópolis, Eduardo Rockenbach, entre outros representantes da CEF e do IBAM.

Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/

Fotos: João Cavallazzi/PMF

Pular para o conteúdo