Acontece nos dias 13 e 14 de fevereiro, no Rio de Janeiro, a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social. O evento tem como propósito criar um ambiente de troca de ideias para a promoção da transparência, combate à corrupção e melhoria no controle dos gastos públicos. Com vagas presenciais limitadas a 400 participantes e inscrições já encerradas, teme-se que o momento, que deveria ser de pluralização de vozes, acabe se tornando pouco representativo.
O Meu Rio, movimento carioca que conecta os cidadãos do Rio à agenda política da cidade, lançou uma nova ferramenta on-line que vai permitir que a sociedade participe da Consocial, apesar das vagas limitadas. Localizada dentro da página meurio.org.br, a ferramenta foi batizada de Imagine, e funciona com uma linguagem simples e interativa, baseada no envio de ideias, propostas de novas versões e botões de curtir. Com presença física garantida na Consocial, membros do movimento vão levar as ideias mais curtidas para as mesas de debate e, se possível, até as esferas estadual e federal.
A ideia é provar que existem maneiras de fomentar a participação popular e a pluralização de vozes em debates importantes como este, sobre a gestão de recursos públicos, sem limites de tempo ou espaço.