Cerca de 1.000 servidores públicos de todas as regiões do país se inscreveram no processo seletivo para ingresso no Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ofertado pela Enap – Escola Nacional de Administração Pública – em parceria com o IBAM, e, destes, 100 foram selecionados – 36 do Nordeste, 31 do Sudeste, 15 do Sul, 11 do Norte e 7 do Centro-Oeste.
A carga horária do curso é de 408 horas, composta por 17 disciplinas a serem ministradas em dois blocos. O primeiro ocorrerá entre os dias 19 de novembro e 14 de dezembro de 2018 e o segundo entre os dias 11 de março e 26 de abril de 2019. O aluno terá prazo de 120 dias para entrega do trabalho de conclusão do curso (TCC), após o término das aulas.
O curso tem como objetivo ampliar capacidades dos Municípios brasileiros em promover estratégias de desenvolvimento local, a partir do aperfeiçoamento da gestão pública e do aprimoramento da elaboração de políticas públicas que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos no âmbito da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. De acordo com Paulo Timm, Superintendente Geral do IBAM, pelo Instituto ter, em sua trajetória, a realização de programas de capacitação voltados a políticas públicas, poderá contribuir efetivamente para a formação de excelência dos alunos:
“O curso traz para o centro dos debates a importância do planejamento como ferramenta para o bom desempenho dos agentes políticos e a facilitação do controle social sobre o governo”, explica.
Confira o resultado final e a convocação para matrícula para o Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aqui!
Mapa que apresenta a distribuição dos 100 candidatos aprovados pelos 77 municípios nas cinco grandes regiões brasileiras.