Notícia

Curso promovido pela Enap em parceria com o IBAM é encerrado com êxito

Na última semana de abril, o Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável concluiu suas atividades com a disciplina “Desafios dos Municípios Brasileiros para o Desenvolvimento Sustentável” e com uma cerimônia de encerramento. A especialização iniciou-se em novembro de 2018 e teve a participação de 100 gestores públicos de mais de 79 Municípios brasileiros que, a partir de agora, têm 120 dias para entregar seus Trabalhos de Conclusão de Curso.

A capacitação se consolidou como proposta de imersão de gestores públicos Municipais na realidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a partir de aulas, oficinas, estudos de caso, palestras e simulações que irão defrontá-los com a aplicação prática de conceitos de gestão e políticas públicas para desenvolvimento das suas localidades. Ao todo, foram 408 horas de aulas em caráter intensivo, além de mais de 70 horas de atividades extras para construção de rede, aprendizado instrumental e reflexões analíticas.

A última disciplina, ministrada pela professora Angela Fontes nos dias 22 e 23 de abril, foi apresentada por meio de painéis e exposições dialogadas, complementados por vídeos para o estabelecimento de debates e leituras. O painel 1, com o tema “Visão de futuro da cidade em 2030”, foi apresentado pelo assessor técnico do Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, Alberto Lopes, e por Benny Schasberg, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – UNB. Os temas “Transição e tendências demográficas” e “Saneamento” foram abordados pelo Superintendente de Área do IBAM, Alexandre Santos, e pelo Coordenador de Articulação Política da Frente Nacional dos Prefeitos – FNP, Jeconias Júnior. Já no último painel as smart cities e tecnologias da informação e comunicação foram abordadas por Sérgio Rodrigues, Coordenador Técnico do Centro de Apoio a Políticas de Governo – CAPGov/COPPE/UFRJ, e por Axel Grael, Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão de Niterói/RJ. Neste dia, também houve palestra à noite de Francisco Gaetani, que abordou o tema “Desafios para a gestão Municipal”.

No dia 25 de abril, houve a cerimônia de encerramento da especialização na Enap. Na ocasião, o diretor executivo da Escola, Diogo Costa, ressaltou que os novos especialistas terão o papel de fazer com que cada Município se torne cada vez mais especial para seus cidadãos: “Espero que a Enap tenha cumprido o papel de passar o conhecimento a vocês, de modo que possam colocá-lo em prática e melhorar as condições de seus Municípios”, disse. O coordenador-geral de Pós-Graduação Lato Sensu da Enap, Rodrigo Torres, aproveitou para destacar a relevância de todos os parceiros e apoiadores, sem os quais não seria possível a realização do curso. A coordenadora do curso pela Enap, Bruna da Paz Tenório, também esteve presente e recebeu elogios da turma por ter assumido o desafio de proporcionar campo de inovação teórico e prático para os gestores Municipais.

Durante a cerimônia, também estiveram presentes o diretor de Proteção e Defesa dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Herbet Barros; a assessora da Superintendência Geral do IBAM, Mara Biasi; a coordenadora da Unidade de Paz e Governança do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Moema Freire; a coordenadora de Projetos do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Mayra Juruá; o secretário executivo da Frente Nacional dos Prefeitos, Gilberto Perre; o secretário executivo da Confederação Nacional dos Municípios, Gustavo Cesário; a diretora substituta da Diretoria de Relações com Organismos Internacionais da Secretaria Especial de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Ieda Nogueira; e o diretor executivo da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu.

Para o coordenador do curso pelo IBAM, Nelson Issa, a especialização teve êxito, especialmente, pelo esforço e interesse dos alunos pelo aprendizado: “O curso foi um sucesso face ao engajamento e comprometimento da turma, que vivenciou diversas formas de aprendizado através das atividades desenvolvidas pelos professores e convidados, sempre remetendo a situações vivenciadas nos seus Municípios de origem, relacionadas à aplicação dos ODS”, explicou.

A oferta do curso foi possível devido à parceria com instituições qualificadas e com experiência em gestão local. Entre os apoiadores estão: Secretaria de Gestão, do Ministério da Economia (Seges/ME); Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Secretaria de Governo da Presidência da República; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Comunitas; Instituto República; Fundação Lemann; Humanize; Fundação Brava; Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

Fonte: Enap

Painel 1 com tema “Visão de futuro da cidade em 2030”.


Exposição do segundo painel na última disciplina do curso.


Terceiro e último painel do curso.


Francisco Gaetani, abordando tema “Desafios para a gestão Municipal” em palestra.


Mesa de encerramento do curso.

Pular para o conteúdo