O IBAM está executando, para o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Pesquisa Diagnóstica e Elaboração do Plano de Qualificação Profissional e Empresarial do setor turístico.
A iniciativa faz parte do PRODETUR-RJ – Programa de Desenvolvimento do Turismo para o Rio de Janeiro.
O objetivo da pesquisa é levantar as demandas relacionadas com a qualificação profissional para que, futuramente, o Governo do Estado possa implementar programas de capacitação de mão de obra no Turismo. Ao todo, 23 Municípios serão contemplados pela Pesquisa: Angra dos Reis, Mangaratiba, Parati, Araruama, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu, Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Rio Claro, Rio das Flores, Itatiaia, Resende, Rio de Janeiro e Niterói.
A pesquisa será realizada por meio de questionários online que serão enviados por email para proprietários e representantes de estabelecimentos dos seguintes segmentos: Meios de Hospedagem, Transporte Turístico, Alimentos e Bebidas, Artesanato, Agências de Viagens, Guias Turísticos, além de empresas ligadas ao setor de Entretenimento e Eventos.
Segundo Alexandre Santos, Superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social do IBAM, está é uma grande oportunidade para se reconhecer certas demandas necessárias para a consolidação de uma rede turística dentro dos padrões internacionais de qualidade.