Notícia

Eficiência energética é tema de curso e de ações de economia em prédios públicos

Em decorrência das determinações contidas na Instrução Normativa MPOG/SLTI Nº 2, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) nas edificações públicas federais, o IBAM realiza curso de capacitação presencial dirigido aos gestores públicos e demais profissionais interessados no tema.

O curso tem o propósito de instruir sobre as diretrizes básicas para etiquetagem do nível de eficiência energética em edificações, desenvolvidas pela ELETROBRAS PROCEL e o Inmetro, no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem, com vistas a fornecer elementos técnicos às Prefeituras Municipais e aos Governos Estadual e Federal para cumprimento de suas responsabilidades quanto ao atendimento dos requisitos de sustentabilidade e eficiência energética em prédios públicos, bem como nos instrumentos jurídicos que regulam os espaços construídos.

Etiquetagem PBE Edifica de Eficiência Energética em Edificações – Diretrizes para o Gestor Público
Período de realização: 8 a 10 de dezembro de 2014
Local: Rua Buenos Aires, n° 19 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições e informações adicionais: http://cursos.ibam.org.br/default.asp?id=370

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: sec-ensur@ibam.org.br

PNUD e MMA lançam edital para que edifícios públicos participem de ações de eficiência energética

Estão abertas, até dia 31/12, as inscrições para que agentes do setor público candidatem os seus edifícios para fazer parte de um estudo de benchmarking de eficiência energética em edificações públicas do Brasil. No país, a administração pública direta e indireta conta com mais de 22.000 edificações próprias e 1.400 imóveis alugados. Essas edificações, juntamente com prédios comerciais e de serviços, são responsáveis por quase 20% de todo o consumo energia elétrica do Brasil.

Para participar, os agentes do setor público devem preencher um formulário e fornecer – em caráter estritamente confidencial – dados simples de consumo energético de seus edifícios, que consistem em: contas de energia dos últimos 12 meses; área do edifício (com comprovação pelo IPTU ou outra fonte); e contatos de e-mail e telefone do interlocutor responsável. O formulário deve ser preenchido e enviado pelo correio de acordo com as orientações do edital.

Todos os participantes que fornecerem os dados para o desenvolvimento do benchmarking, terão informações sobre o atual status de seus edifícios em relação à linha de base de consumo de energia em nível nacional.

A ação faz parte do projeto Transformação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil, que tem o objetivo de contribuir com a economia de até 4 milhões de MWh de eletricidade nos próximos 20 anos e de reduzir emissões de gases de efeito estufa em até 2 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2). O projeto é executado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com o PNUD e financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Clique aqui para acessar o Formulário de Inscrição

Clique aqui para acessar o Edital da Chamada Pública 

Pular para o conteúdo