A equipe do Programa Nacional Trabalho e Empreendedorismo da Mulher promoveu evento no dia 16 de outubro no Distrito Federal, com a participação das instituições parceiras, gestoras e gestores públicos e grupos formados no decorrer do Programa, com o objetivo apresentar e avaliar as atividades realizadas ao longo dos dois anos de execução do Programa no Distrito Federal.
No Estado do Pará, já estão adiantadas as atividades previstas no Plano de Ação e as reuniões de trabalho junto aos órgãos envolvidos têm sido bastante proveitosas. É consenso entre os envolvidos a importância de levarmos em conta o “fator Amazônico”, a fim de que possamos fortalecer e dar visibilidade à vida econômica e social das mulheres, agregando as especificidades da Amazônia. No dia 6 de outubro aconteceu o Seminário “Mulher no século XXI, Gênero e empreendedorismo da mulher”, em Santarém, com a participação de 70 mulheres com perfil empreendedor que podem tanto criar novos negócios como desenvolver os existentes em situação de vulnerabilidade social por renda, participantes ou não, de programas de inclusão social.
O Programa em Pernambuco foi encerrado em outubro contabilizando inúmeros avanços no que tange à concretização de suas metas. No dia 8 de outubro houve a formatura da primeira turma de 67 mulheres que concluíram os cursos oferecidos pelo Programa em São Lourenço da Mata e Camaragibe. O evento aconteceu na Igreja dos Mórmons e contou com as presenças das representações locais.
Nesta oportunidade, os gestores municipais foram convocados para Oficina de Trabalho que tratou dos resultados do mapeamento das iniciativas existentes no âmbito das políticas públicas estaduais, voltadas para a inclusão produtiva e aumento da autonomia econômica das mulheres no Estado de Pernambuco. Tal iniciativa se insere no âmbito do Programa, cuja coordenação nacional está sob responsabilidade do IBAM.
Nos dias 3, 4 e 5 de novembro foi realizada a primeira Oficina de Trabalho nas dependências do IBAM com o objetivo de discutir estratégias de integração das ações mapeadas nos Estados de Pernambuco e Pará no sentido de potencializar as iniciativas direcionadas para o aumento da autonomia econômica das mulheres naqueles Estados.