Notícia

Fórum Iberoamericano aperfeiçoa seu trabalho para o futuro

O Fórum Iberoamericano e do Caribe sobre Melhores Práticas se reuniu na cidade de Lima, Perú, de 18 a 20 de março de 2013. O evento constituiu mais do que uma simples reunião anual dessa rede formada por oito instituições latinoamericanas, entre elas o IBAM, como nodo brasileiro, com a coordenação do Escritório para AL&C do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat/ROLAC) e o patrocínio do Ministério de Fomento do Governo da Espanha.

O trabalho do Fórum está associado a várias premiações nacionais e internacionais com as quais colabora, já tendo favorecido a identificação, difusão e premiação de inúmeras boas práticas latinoamericanas pelo mundo em diversos temas relacionados às políticas de desenvolvimento.

A agenda em Lima incluiu contato de campo com experiências das quais participa o Centro de Estudos e Promoção do Desenvolvimento DESCO, ONG peruana que foi a responsável pela organização local do evento. Na reunião foram apresentados e debatidos diversos trabalhos elaborados pelos membros da rede, entre estudos sobre transferências de boas práticas, metodologias de trabalho e recuperação da memória do Fórum que, em 2013, completa 16 de atividades. A partir da avaliação da trajetória, funcionamento e produção do Fórum, o foco da reunião foi no exame de cenários e oportunidades e na definição de estratégias para fortalecer a identidade e o protagonismo institucional do Fórum.

A rede busca também divulgar o seu trabalho junto a agências latino-americanas de financiamento interessadas em contar com o seu apoio como plataforma qualificada de conhecimento sobre o que se faz de melhor em matéria de ações locais de desenvolvimento junto a governos, cidadãos e cidadãs da região.

Visite a página do Fórum em: www.mejorespracticas.ning.com

Pular para o conteúdo