Foi realizado na cidade de Nápoles, Itália, de 1 a 7 de setembro passado, a 6ª Sessão do Fórum Urbano Mundial (WUF6), uma iniciativa bianual do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). O WUF já se consagrou como o maior e mais importante evento mundial dedicado aos diversos temas relacionados às cidades.
Trata-se de um espaço de exposição, troca de experiência, treinamento, debate, articulação de atores sociais e prospecção de parcerias para a melhoria da vida urbana. Governos nacionais (incluindo respectivas agencias de fomento e cooperação), regionais e autoridades locais, além de entidades mundiais que os representam, estiveram presentes como protagonistas ativos das atividades realizadas durante o Fórum.
Além dos temas tradicionais relacionados à habitação de interesse social e ao direito à cidade, o WUF6 afirmou na agenda global temas mais específicos como a prevenção de riscos urbanos, os efeitos da mudança do clima e a participação da juventude na governança urbana. Em todas as frentes e em todos os contextos nacionais, seguem os desafios irremediáveis de gerar e de gerir economias e recursos capazes de garantir a sustentabilidade financeira das cidades e de promover a inclusão crescente de cidadãos e cidadãs na vida urbana.
O IBAM participou de todas as edições do WUF já realizadas, estando presente neste de Nápoles como membro do Fórum Iberoamericano e do Caribe sobre Melhores Práticas, que desenvolve um trabalho há cerca de 15 anos junto a outras organizações sócias da região, com a coordenação do ONU-Habitat/ROLAC e o apoio do Ministério de Fomento do Governo da Espanha.
Ao final do evento ficou decidido que a próxima sessão do WUF será realizada, em 2014, na cidade de Medellín, na Colômbia.
Maiores informações sobre o WUF e seus resultados podem ser encontrados em: www.unhabitat.org/wuf.