A Universidade Veiga de Almeida – UVA realizou, no dia 26 de março, o 1º Colóquio – O Geógrafo no Mercado de Trabalho. O geógrafo Dr. Hélio Beiroz, analista de gestão socioambiental do IBAM, participou da mesa “O papel do geógrafo na construção de políticas públicas e sua atuação com licenciamento ambiental”. O evento abordou perspectivas e a relevância da atuação profissional do/a geógrafo/a na área pública, terceiro setor e empresas com ênfase sobre a atuação no planejamento e gestão territorial e ambiental.
Na ocasião, Hélio Beiroz falou sobre o problema da desvalorização dos conhecimentos das ciências sociais, humanas, ambientais e políticas no cenário atual e os riscos de impactos sobre a construção, avaliação e implementação de políticas públicas que o problema traz. Abordou também, como exemplos de casos, as atividades relacionadas à sua tese de doutorado (POSGEO/UFF), ao Programa de Qualificação da Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia (IBAM e Fundo Amazônia/BNDES) e revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município de Três Corações – MG e instrumentos a ele complementares (IBAM).
Além do IBAM e da UVA, participaram do evento a Secretaria de Meio Ambiente e Conservação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, representada pelo geógrafo Vladimir Fernandes; o Instituto Estadual do Ambiente – INEA, representado pela geógrafa Msa. Patrícia Napoleão; o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, representado pela geógrafa Msa. Camila Motta; e a Universidade Estácio de Sá, representada pela geógrafa Msa. Debora Barbosa. O público foi composto de discentes e docentes da própria UVA e das instituições convidadas a compor as mesas de debates.