Notícia

Gestão compartilhada do Imposto Sobre Serviços

Destaca-se, entre os projetos, a Gestão compartilhada do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza com implantação da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, que se baseia na implementação de uma metodologia eficaz, compreendendo ferramentas eletrônicas, processos operacionais e sistema de gestão, direcionados à redução da evasão fiscal e aumento da arrecadação, com total suporte técnico e jurídico.

Desde 2009 tal metodologia tem sido implementada em diversas Prefeituras, apresentando resultados extremamente positivos. Apenas para exemplificar, o Município de Nerópolis/GO, que contratou o assessoramento do IBAM em 1º de outubro de 2010, em menos de um ano depois da implantação já havia alcançado o incremento de 70% (setenta por cento) na arrecadação de ISSQN.

Mais recentemente, os Municípios de Miguel Pereira/RJ, Feira de Santana/BA e Ouro Preto do Oeste/ RO também aderiram ao projeto e estão na fase de implantação do sistema de gestão do ISSQN.

É ponto comum em todos os projetos desenvolvidos que o assessoramento do IBAM envolve a capacitação de gestores e de servidores municipais, conjugada à assessoria técnica especializada para a obtenção de efetivo aperfeiçoamento da administração tributária municipal, dotando os Municípios de base jurídico-institucional e administrativa indispensável a seu efetivo funcionamento.

Informações detalhadas sobre o assessoramento do IBAM na Gestão do ISSQN estão na página http://www2.ibam.org.br/webiss.

Leia também:

Programa de cursos foca o desenvolvimento de pessoas

O IBAM pode apoiar Prefeitos e Vereadores neste último ano de mandato

É possível realizar concursos públicos no período eleitoral

Créditos Extraordinários. Passivos Contingenciais – Reserva de Contingência

Prêmio Dubai – Melhores Práticas para a Melhoria do Ambiente de Vida

Pular para o conteúdo