Notícia

IBAM apresenta suas atividades em 2013

A variedade de temas objeto de trabalhos desenvolvidos pelo IBAM cresce a cada ano. 2013 registra atividades tradicionais e acrescenta outras que surgiram e se integraram ao escopo institucional que fez com que o Instituto adquirisse a consistência técnica que hoje possui.

Cabe destacar que foram preparados cerca de 4.000 pareceres sobre matéria jurídica, orçamentária e financeira, número claramente expressivo para o período. As representações nos estados também já se tornaram tradicionais e os resultados aqui relatados mostram o acerto da política de descentralização promovida, com a realização de projetos diversos, com destaque para a execução de concursos públicos – foram 31 no ano passado, contados também os feitos pela sede, com mais de 145.000 candidatos inscritos.

A parceria com a Eletrobras/Procel atingiu os 17 anos em 2013, quando foram oferecidos cursos, elaborados guias técnicos e transferida a metodologia de elaboração de planos de eficiência energética para Municípios.

No que respeita a políticas sociais, manteve-se a participação de técnicos em conselhos estaduais e municipais, o que permite a oferta de subsídios para a formulação dessas políticas, especialmente no âmbito da assistência social e dos direitos da mulher, neste caso também na esfera internacional.

Visitaram o IBAM autoridades moçambicanas da área de meio ambiente e angolanas, estas interessadas em conhecer a participação dos Municípios brasileiros no conjunto federativo, visando à realização de eleições locais nesse país. Técnicos do IBAM também estiveram em Angola, transmitindo visão do papel dos Municípios em seminários promovidos pelo Ministério da Administração do Território.

A parceria com organizações nacionais e internacionais – Instituto Arapyaú, Elektro, Copel, Embaixada dos Países Baixos, BID e Fundação Bunge, entre outros – permitiu estar em todas as regiões do país.

No último trimestre do ano foi iniciado o contrato firmado com o BNDES para implementação do Programa de Qualificação da Gestão Ambiental, que atinge os Municípios componentes do Bioma Amazônia. Trata-se de projeto de fôlego, envolvendo 529 Municípios, com duração de quatro anos.

Enfim, este é um resumo que pretende seduzir o leitor e levá-lo a buscar o conhecimento mais detalhado das atividades desenvolvidas pelo Instituto em 2013. Clique aqui e faça uma boa leitura!

Pular para o conteúdo