Em parceria inédita com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o IBAM realizou, na última segunda-feira, em Brasília, o encerramento do curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local. A oferta desse curso marca a primeira vez em que a Enap promoveu uma capacitação sólida e intensiva para a formação de quadros municipais, contando com a expertise do IBAM na temática. O objetivo foi aumentar a capacidade de gestores de Municípios na utilização de ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de risco, elaboração e monitoramento de projetos, associados a conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, gestão metropolitana, infraestrutura local e planejamento territorial.
Entre os convidados que compuseram a mesa de solenidade estão o Superintendente Geral do IBAM, Paulo Timm, Francisco Gaetani (Enap), Regina Esteves (Comunitas), Cassiano Alves (Sedes/MP), Salete Valesan (Flacso Brasil), Victor Burns (BNDES), Ian Ramalho (BNDES), Cláudio Ribeiro (Secretaria Nacional de Articulação Social), Gilberto Perre (FNP) e Moema Freire (PNUD).
A Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local marca um esforço de aproximação da administração pública federal com a realidade da gestão pública municipal. Os participantes do curso passaram por uma imersão na realidade da Gestão Pública, contando com palestras, atividades práticas e visitas técnicas para aproximar a formação da vivência prática de cada estudante. Além de estreitar a relação do Governo Federal com os gestores locais, a iniciativa visou fortalecer a capacidade de entes subnacionais em gerir, de forma qualificada, as organizações públicas e recursos locais, de forma a aprimorar a oferta de serviços públicos.
Após a conclusão da carga horária presencial e apresentação do projeto de pesquisa, os participantes terão o prazo de até 120 dias para elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), que contemplará projetos de intervenção voltados a gestão do Município de origem do servidor. O participante contará com o acompanhamento e apoio do professor-orientador e de um examinador. Os trabalhos serão divulgados no Repositório da Enap e os melhores projetos farão parte de uma futura publicação.
A capacitação teve como público-alvo servidores(as), efetivos(as) ou comissionados(as), empregados públicos municipais/distritais e servidores(as) ou empregados(as) de consórcios municipais (ou cedidos a consórcios municipais) ocupantes de cargos efetivos e/ou em comissão, em exercício na administração direta ou indireta municipal/distrital ou em consórcio público municipal, em áreas relacionadas a planejamento, orçamento, gestão, administração, obras, infraestrutura, transporte e planejamento urbano totalizando 113 participantes, que vieram de 73 Municípios, em diversas partes do país.
Turma de Gestão Metropolitana
Turma de Gestão Municipal
Turma de Infraestrutura Local
Turma de Planejamento Territorial