Ano de 2020 se inicia com boas notícias para o IBAM. O instituto assinou contrato no mês de janeiro com a Prefeitura de Porto Velho para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. A iniciativa é pioneira no Município, que terá, pela primeira vez, política pública de saneamento e resíduos. A parceria com Porto Velho vem de longa data. O último trabalho foi iniciado em 2018, quando equipe técnica do IBAM começou o processo de revisão do Plano Diretor do Município, finalizado ano passado.
A parceria com o IBAM vem do esforço da Prefeitura, em especial do Prefeito Hildon Chaves e dos Secretários Municipais de Integração, Álvaro Mendonça, e de Meio Ambiente, Alexandro Miranda, na elaboração de políticas públicas que garantam melhorias das condições sanitárias e ambientais do Município, visando incremento da qualidade de vida da população. De acordo com o site da Prefeitura, Porto Velho possui índices negativos de saneamento básico e água tratada. Com a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), serão pensadas ações para os próximos 20 anos, com revisão a cada quatro anos.
O PMSB é baseado em quatro pilares: Abastecimento de Água; Esgotamento Sanitário; Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos; e Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas. De acordo com o Superintendente de Área do IBAM, Alexandre Santos, a parceria trará benefícios para o Município, já que cada um desses serviços é indicador de desenvolvimento e está diretamente relacionado à manutenção da saúde pública.