Notícia

IBAM implementa ‘Protetores dos Parques – Módulo Baía de Guanabara’

Nos dias 26 e 29 de novembro, o IBAM realizou capacitação da equipe técnica do Projeto Protetores dos Parques – Baía de Guanabara, que atuará nos Municípios de Duque de Caxias, Magé e São Gonçalo. O evento ocorreu no Centro de Primatologia do Estado do Rio de Janeiro, localizado em Guapimirim/RJ.

O projeto tem como objetivo contribuir para a superação de problemas históricos vividos pelo entorno da Baía de Guanabara, como distanciamento dos ambientes naturais, falta de noção de pertencimento e não entendimento das funções dos parques pela população local.

As ações previstas visam aproximar a comunidade do entorno e formar jovens residentes como agentes multiplicadores, promovendo sensibilização ambiental e envolvimento da comunidade. Isso se dará através de cursos de capacitação teórica e prática que incluirá oficinas de arte-educação com o reaproveitamento de resíduos sólidos para confecção de vestuário e acessórios (Eco moda) e instrumentos musicais (Funk Verde). Ao final da capacitação, os jovens selecionados construirão plano de ação local voltado para construção de melhorias locais.

O projeto promoverá aos jovens o despertar de consciência ambiental através de atividades pedagógicas, onde ao final atuarão como ‘Protetores dos Parques – Bahia de Guanabara’. De acordo com a educadora ambiental Rosilane Alves, “o Município só tem a ganhar, pois o jovem enquanto educando de hoje será o adulto de amanhã, um cidadão de consciência crítica com olhar de toda comunidade do entorno das áreas protegidas. As inscrições estão abertas”, relata.

O início das atividades será no primeiro semestre de 2019. O Projeto Protetores dos Parques – Baía de Guanabara é executado pelo IBAM, com parcerias da Secretaria do Ambiente (SEA), do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Braskem S.A.

Para mais informações, acesse: facebook.com/protetoresdosparquesbg

Pular para o conteúdo