O IBAM, por meio da ação conjunta de sua Área de Desenvolvimento Econômico e Social e de sua Escola Nacional de Serviços Urbanos (ENSUR), acaba de iniciar projeto de educação a distância (EaD) em parceria com o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos. O projeto foi concebido considerando a experiência e a capacidade técnica do IBAM na realização de programas e projetos de capacitação presencial e EaD, com foco em políticas públicas e em instrumentos gerenciais.
O programa de capacitação a distância será oferecido para todas as 27 Unidades da Federação, com duração de 18 meses, e visa desenvolver ações voltadas para organização e desenvolvimento de atividades de sensibilização, mobilização e capacitação de cerca de 1000 pessoas sobre questões relacionadas à pessoa idosa.
O público alvo do programa compreende entre idosos, conselheiros de direitos, profissionais e estudantes das áreas de saúde e assistência, urbanismo, turismo (turismólogos, guias turísticos, hotelaria, trabalhadores de bares e de restaurantes), transporte/mobilidade, cuidadores de idosos, lideranças comunitárias e pessoas idosas.
Todas as práticas serão disponibilizadas por meio de Plataforma Moodle – sistema de fácil acesso utilizado com êxito pelo IBAM em seus cursos de EaD – e atividades presenciais (seminários regionais), tendo em vista o fortalecimento do controle social e a qualidade do atendimento e da prestação dos serviços destinados às pessoas idosas.
Os conteúdos a serem trabalhados nas atividades de formação e capacitação, contemplarão aspectos teóricos, conceituais – em especial no campo da gerontologia – e as políticas públicas de atenção à pessoa idosa no âmbito das diversas políticas e serviços, com vistas a combater a discriminação e o envelhecimento ativo, prevenir a violência e fortalecer e melhorar a qualidade dos serviços destinados a esse público. Serão também analisadas iniciativas de boas práticas, nas distintas políticas públicas abordadas, que podem ser implementadas em diversos contextos.