Notícia

IBAM organiza painel no XXVI ENBRA

O IBAM foi convidado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA – RJ) para organizar o painel “Tecnologia e Inovação na Gestão Municipal”, no XXVI Encontro Brasileiro de Administração – ENBRA, que acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de agosto de 2018, no Rio de Janeiro. A Diretora da ENSUR – Escola Nacional de Serviços Urbanos do IBAM, Cristina Baratta, será uma das palestrantes, e o Superintendente Geral do IBAM, Paulo Timm, o moderador do painel.

O objetivo do painel é o de partilhar experiências bem-sucedidas que se valeram do uso adequado de tecnologias e da implementação de gestão considerada inovadora. Na ocasião, serão apresentadas práticas ocorridas em diferentes pontos do território nacional, podendo ser replicadas em Municípios que desenvolvam sistema de gestão sustentável e se comprometam a ampliar o alcance de suas respostas à população.

Inicialmente, serão apresentados os recursos de tecnologia da informação utilizados para disseminar conhecimento e promover capacitação no Bioma Amazônia. Nesta exposição, será explorada a experiência bem avaliada e bem-sucedida do IBAM em sua atuação no PQGA – Programa de Qualificação da Gestão Ambiental, que conseguiu formar uma rede entre os Municípios participantes e superar as dificuldades locais de acesso a recursos tecnológicos.

A gestão eficiente do consumo da energia elétrica também será tema apresentado no painel, destacando-se como das principais ações de desenvolvimento sustentável para evitar desperdícios e economizar recursos, que podem ser direcionados pelo Executivo para outros setores prioritários da Prefeitura Municipal. Além disso, estudos desenvolvidos em 2007 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima apontam que ações de eficiência energética podem reduzir a emissão de GEE – Gases de Efeito Estufa.

O último assunto a ser exposto no painel abordará a criação de um centro de operações (CO – RJ) na Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, como alternativa para gerenciar e monitorar riscos provenientes de desastres. Sendo o Município o primeiro a realizar ações imediatas em situações de crises e emergências, este possui papel relevante na identificação dos fenômenos climáticos e das vulnerabilidades do seu território, bem como na adoção de adaptações adequadas aos impactos provocados pelas alterações climáticas.

O painel “Tecnologia e Inovação na Gestão Municipal” será apresentado no dia 07 de agosto, terça-feira, dentro da programação do encontro. Para realizar sua inscrição e saber mais sobre o evento acesse: https://enbra2018.cra-rj.adm.br/

Pular para o conteúdo