Foram lançados em Brasília-DF os primeiros editais da inciativa RESTAURA AMAZÔNIA. O evento foi realizado no dia quatro de dezembro sob a organização do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gestor do Fundo Amazônia que apoia o trabalho juntamente com a Petrobrás.
O objetivo geral é acelerar a reversão do processo de desmatamento nas áreas mais críticas do bioma tendo como foco de ação territorial o Arco da Restauração. Os objetivos específicos são mitigar a emissão de gazes de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global do planeta com o fortalecimento da cadeia produtiva da restauração e a geração de mais oportunidades de trabalho e renda para a população local e povos da floresta. A perspectiva é de longo prazo e de garantia de respostas continuadas no tempo para alcançar um padrão de sustentabilidade para o desenvolvimento no bioma.
O IBAM será o Parceiro Gestor do BNDES para os trabalhos na Macrorregião 1, nos Estados do Acre, Amazonas e Rondônia. Os demais Parceiros Gestores são: a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), para os trabalhos na Macrorregião 2, nos Estados do Mato Grosso e Tocantins; e a Conservação Internacional (CI-Brasil) para os trabalhos na Macrorregião 3, nos Estados do Maranhão e Pará.
A condução da mesa de abertura do evento esteve a cargo de Fabíola Zerbini, Diretora do Departamento de Florestas do MMA. Na mesa falaram Rita Mesquita, Secretária de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais; Tereza Campello, Diretora Socioambiental do BNDES; e João Paulo Capobianco, Secretário Executivo do MMA.
O Assessor de Relações Institucionais do IBAM, Paulo Timm, representou o Instituto no evento destacando a importância da iniciativa RESTAURA AMAZÔNIA para o bioma, o país e o planeta em ação conjunta com os promotores, apoiadores e demais parceiros do trabalho. Nesse primeiro edital a cargo do IBAM para a Macrorregião 1, serão selecionados projetos de restauração prioritariamente para a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes e o Parque Nacional (Parna) dos Campos Amazônicos.
O edital pode ser baixado em: www.restauraamazonia.ibam.org.br
O vídeo da gravação do evento de lançamento dos editais pode ser acessado na plataforma do YouTube: Arco da Restauração – Lançamento dos primeiros editais do Restaura Amazônia.