Aconteceu no dia 13 de dezembro, em Belo Horizonte (MG), solenidade de premiação do PLAMGE – Plano Municipal de Gestão da Energia Elétrica, organizada pela CEMIG (Grupo do segmento de energia elétrica de Minas Gerais) com apoio do IBAM.
O presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, participou da cerimônia de entrega e destacou a parceria entre Cemig, governo de Minas Gerais, Eletrobras e IBAM, para a capacitação de servidores de 50 Municípios do Estado. “A metodologia utilizada possibilitou não apenas estabelecer metas, objetivos e estratégias para a redução do consumo de energia elétrica dos órgãos públicos municipais. Foi possível, durante o curso, visualizar o consumo de energia do Município e analisar a implicação técnica e econômica dos projetos eficientes”, destacou.
O IBAM foi representado pelo Superintendente Geral Paulo Timm, pela coordenadora do programa de Gestão Energética Municipal do Instituto Luciana Hamada e pela equipe de Multiplicadores: Carlos Magno Pereira, Luiz Rapini Neto, Pedro Francisco Silva e Roberto Vasques Wood (consultores que acompanharam os trabalhos, em campo, nos Municípios, coordenados por Luiz Felipe L. Pacheco).
A CEMIG, que tem como proposta fomentar o uso racional da energia elétrica na sua área de concessão, anunciou as Melhores Práticas aos Municípios que desenvolveram ações e obtiveram os melhores resultados em cada uma das etapas que compõem a Metodologia e o Melhor Desempenho na realização do trabalho:
Etapa de Sensibilização – Município de Três Marias
Etapa de Estruturação – Município de Timóteo
Etapa de Organização – Municípios de Cruzília e Teófilo Otoni
Etapa de Gerenciamento – Município de Betim
Etapa de Consolidação da Gestão Energética Municipal (por segmento de consumo):
– Sistema de Saneamento – Município de João Monlevade;
– Iluminação Pública – Município de Carangola;
– Prédios Públicos – Município de Juiz de Fora;
Melhor Desempenho – Araxá, Carandaí e Belo Horizonte.
Todos os Municípios envolvidos receberam seus Planos Municipais de Gestão Energética Municipal revistos pela equipe do IBAM: Almenara, Araguari, Betim, Carangola, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Conceição das Alagoas, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Conselheiro Pena, Cruzília, Curvelo, Diamantina, Frutal, Guanhães, Igarapé, Inhapim, Itabira, Itabirito, Itajubá, Ituiutaba, Janaúba, João Monlevade, José Raydan, Juiz de Fora, Ladainha, Lagoa Santa, Lavras, Mantena, Matozinhos, Muzambinho, Nazareno, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Pompeu, Sabará, Salinas, São Lourenço, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Timóteo, Três Corações, Três Marias, Várzea da Palma, Vespasiano e Viçosa.