Notícia

IBAM participa do RHRIO 2019

Nos dias 14 e 15 de maio, o IBAM esteve presente no Congresso de Gestão de Pessoas RHRIO 2019, no Centro de Convenções Windsor Oceânico Hotel, na Barra da Tijuca, que contou com 2 mil visitantes, 18 empresas expositoras e cerca de 60 atrações nos dois dias de evento. Considerado o maior congresso de gestão de pessoas do Rio de Janeiro e o 2º maior do Brasil, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro – ABRH/RJ e direcionado para profissionais que têm a gestão de pessoas como base de suas atuações.

No primeiro dia de congresso, o assessor técnico do IBAM, André Lima, foi facilitador do talk show com um dos cases finalistas do Prêmio Ser Humano 2018, o Programa de Performance Humana, da Eletronuclear, criado por equipe multidisciplinar, com objetivo de reduzir a ocorrência de erros humanos nos processos de trabalho e a documentação de eventos relacionados a sistematização das ações que promovem a melhoria no desempenho dos empregados que trabalham na Central Nuclear Almirante Alvaro Alberto – CNAAA. Participaram da roda de conversa Carolina Furukawa Igushi e Patrícia Zulato Barbosa Santos, da Eletronuclear.

Ainda nesse dia, Claudia Ferraz, Superintendente da Área de Organização e Gestão e professora da Escola Nacional de Serviços Urbanos do IBAM foi a moderadora da palestra “Saúde e Qualidade de Vida: Responsabilidade do RH? ”, com o Médico Generalista e Autor do livro “A Hora da Virada”, Dr. Cézar Prinzac. Nessa palestra, através de dados de diversas pesquisas, os participantes puderam compreender melhor que os aspectos físicos, emocionais, familiares e sociais afetam a qualidade de vida das pessoas em todas as esferas, incluindo aí o mundo do trabalho, e puderam ver  o quanto essas informações e resultados são fundamentais para se repensar as atuais políticas de gestão de pessoas, fazendo-as com que sejam voltadas à saúde dos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho.

Também aconteceu o Fórum Executivo, programação especial dentro do RH Rio 2019 destinada aos altos executivos das organizações, com participação de Cátia Porto, Vice-Presidente de Capital Humano da UnitedHealth Group Brasil e Alexandre Pellaes, Pesquisador de Tendências do Mundo do Trabalho e Fundador da EXBOSS, que falaram sobre o futuro do trabalho. Na ocasião, que teve a participação do Superintendente Geral do IBAM, Paulo Timm, foram discutidas questões relacionadas aos desafios dos gestores nas corporações. “O Fórum Executivo foi uma oportunidade ímpar para troca de informações sobre diferentes realidades nas organizações, além da realização de networking presencial, ação cada vez mais necessária, inclusive, para futuras parcerias”, comenta Paulo.

No segundo dia de evento, Claudia Ferraz conduziu mais um talk show sobre um dos cases finalistas do Prêmio Ser Humano 2018, o Programa Líderes Cariocas, com Ana Claudia Rodrigues e Vinicius de Oliveira, Gestores da Fundação João Goulart. O programa tem como objetivo selecionar servidores com perfil e ambição positiva de liderança para assumirem posições de maior impacto, entre elas de gerencia e liderança, e levar à produtividade e ao desempenho da Prefeitura do Rio de Janeiro a um novo patamar. “Ao sair do Programa, o servidor acaba devolvendo o investimento público realizado, já que se torna multiplicador dos conhecimentos adquiridos. Com isso, ele tem dupla responsabilidade enquanto cidadão: o de liderança e o de promotor de mudanças nos órgãos públicos”, explica Claudia.

No dia 15 de maio, Claudia Ferraz, juntamente com Juliana Leite, Socióloga e Assessora Técnica do Programa de Gênero e Políticas Públicas do IBAM, foram apresentadoras e moderadoras, respectivamente, da roda de conversa sobre “Diversidade como Estratégia de Negócios”, tema de grande interesse do público que compareceu ao auditório. A roda teve a participação de Karina Leal, Coordenadora de RH da Reserva, Dani Balbi, Professora da rede pública estadual e Diretora da UMA-LGBTI+, e Leizer Pereira, Fundador e Diretor Executivo da Comunidade Empodera. O objetivo foi discutir, a partir de várias questões, ações que incluem o tema diversidade em empresas e estratégias utilizadas para inclusão social: “Para além de representatividade em nossos espaços de decisão no trabalho, precisamos refletir sobre formas de incorporar olhares diversificados nas estruturas dos negócios”, conclui Juliana.

Há mais de 10 anos, o IBAM é parceiro da ABRH – RJ em diversos projetos e, desde 2012, faz parte do Comitê Organizador do Congresso RHRIO, parceria que tem aberto caminhos para inclusão de temas importantes para a área de Recursos Humanos na gestão pública. O Instituto sente-se privilegiado por fazer parte destas ações em parceria com a ABRH, entendendo que as lições aprendidas no evento deste ano servirão como base para um próximo congresso ainda melhor.

Sobre o evento

O Congresso RHRIO promoveu palestras e oficinas importantes para o público sobre várias temáticas, com destaque para a diversidade no mercado de trabalho, transformação, liderança participativa, inteligência artificial, além temas como inclusão, relações trabalhistas, saúde e qualidade de vida, comunicação não-violenta, o futuro do trabalho, entre outras.

Houve, também, a EXPO RHRIO, espaço para relacionamentos e conhecimentos no Congresso, que recebeu cerca de 2.000 visitantes e reuniu empresas e parceiros que ofereceram serviços e produtos para a área de gestão de pessoas. Neste ambiente de trocas, também houve local específico para diálogos e aprendizado mútuo, o “Portas Abertas, com mais de 50 atividades gratuitas, e a realização de visitas técnicas dos congressistas às empresas Subsea 7, Transpetro, TIM, Shell, Fábrica de Startups e Jeffrey Beer.

Carolina Furukawa Igushi, Patrícia Zulato Barbosa Santos e André Lima em talk show sobre o Programa de Performance Humana, da Eletronuclear.

Claudia Ferraz, moderando a palestra “Saúde e Qualidade de Vida: Responsabilidade do RH?”.

Ana Claudia Rodrigues, Claudia Ferraz e Vinicius de Oliveira em talk show sobre o Programa Líderes Cariocas.

Participantes da roda de conversa “Diversidade como Estratégia de Negócios”.

Público lota auditório em que acontecia a roda de conversa “Diversidade como Estratégia de Negócios”.

Leizer Pereira, Juliana Leite, Karina Leal e Dani Balbi, participantes da roda de conversa “Diversidade como Estratégia de Negócios”, em momento descontraído.

Pular para o conteúdo