No final de agosto, o IBAM promoveu reunião técnica direcionada a consultores e pesquisadores do projeto “Análise da execução de medidas socioeducativas para meninas em privação de liberdade”. O objetivo foi apresentar os resultados do projeto até o momento, a partir das análises dos conteúdos dos grupos focais, das entrevistas e das rodas de conversa. Por conta da pandemia da Covid-19, o prazo de vigência do Termo de Fomento firmado entre o IBAM e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para execução da pesquisa foi prorrogado até o final do ano, com base nas disposições do Art. 1° do Decreto 10.315, de 6 de abril de 2020.
Para dar seguimento às atividades previstas, foi necessário ajustar o cronograma e os recursos do projeto e, assim, a equipe do projeto retomou atividades das duas últimas etapas do projeto. Nestas etapas, se localizam as ações de análise do atendimento às adolescentes em cumprimento de medida de internação, na perspectiva de agentes públicos dos sistemas estaduais, municipais e distrital, das meninas e de seus responsáveis. Esse ajuste foi necessário na sistematização de subsídios e instrumentos pedagógicos que contribuam para o aprimoramento do atendimento às adolescentes.
A reunião virtual com consultores e pesquisadoras/es revelou-se importante no ciclo do projeto no sentido de fomentar um debate sobre os resultados das análises acerca dos desafios e recomendações para o aprimoramento e, assim, possam organizar subsídios para o material de validação junto a diversos interlocutores da pesquisa, antes de apresentar a versão final para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Para saber mais sobre esse projeto, clique aqui!