Notícia

Ibam recebe delegação da Fundação Líderes Globais para o Fomento dos Governos Locais

Por solicitação da Fundação Líderes Globais, o Ibam, sob a coordenação de Mara Biasi Ferrari Pinto e Andrea Pitanguy de Romani, organizou visita técnica para 40 representantes da organização ao Estado do Rio de Janeiro e preparou uma agenda de atividades que possibilitem ampliar o conhecimento sobre experiências brasileiras no campo do desenvolvimento e turismo e de gestão orçamentária, em especial sobre orçamento participativo.

A delegação, composta por homens e mulheres da Costa Rica, Bolívia, El Salvador, Equador, Panamá e Uruguai, chegou ao Rio de Janeiro no dia 21 de maio. No dia 23, durante a manhã, o Ibam preparou uma oficina técnica onde foi apresentada uma agenda detalhada da visita, e os técnicos Leonardo Mello e William Resende expuseram, respectivamente, o panorama do orçamento participativo no Brasil e, num relato mais prático, o orçamento participativo sob a ótica da administração pública: desafios e oportunidades.

No dia 24 os integrantes do grupo reunido pela Fundação Líderes Globais farão uma visita a Niterói, onde serão recebidos pelo Prefeito Rodrigo Neves, com o objetivo de conhecer de perto as experiências positivas alcançadas pelo Município no campo da gestão orçamentária e financeira. Também participarão de palestras ministradas pelo Secretário-executivo da Prefeitura de Niterói, Axel Grael, pela Secretária Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag), Giovanna Victer, e pelo Secretário Municipal de Fazenda, Pablo Villarim.

No dia 25 está prevista a visita a Petrópolis, onde a delegação será recepcionada por representantes da Secretaria de Turismo e de outras secretarias que discorrerão sobre as políticas públicas de turismo no Município.

A Fundação Líderes Globais é uma organização internacional privada de utilidade pública, sem fins lucrativos, com sede em San José, Costa Rica, que tem por finalidade fomentar o papel dos governos locais no desenvolvimento democrático e na participação social em âmbito internacional, reunindo atores diversos. Entre suas atividades destacam-se ações de capacitação, pesquisa e formação de líderes locais a partir de uma visão global.

Pular para o conteúdo