Florianópolis, Palmas e Vitória são as três capitais brasileiras que receberam a Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), lançada pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O IBAM, foi selecionado como entidade especializada para realizar os estudos e o Plano de Ação da capital catarinense junto à equipe do governo local, particularmente da Secretaria Municipal da Fazenda e do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF), e participou do lançamento da ICES em Florianópolis, representado pelo Superintendente Geral Paulo Timm e pelo urbanista Alberto Lopes.
A ICES já forma uma rede de quase trinta cidades latinoamericanas comprometidas com a sustentabilidade por meio de investimentos prioritários em diversas dimensões da dinâmica urbana e da gestão pública como, por exemplo, estruturação urbana, mobilidade urbana, saneamento ambiental, resiliência à mudança do clima e governança administrativa e fiscal.
A ICES tem sido desenvolvida desde 2011, sendo que o projeto-piloto da ação foi promovido na cidade de Trujillo, no Peru. Até 2015, o objetivo é que a Iniciativa esteja presente em 50 cidades, beneficiando uma população estimada em 52,8 milhões de pessoas na América Latina e no Caribe.