Juntamente com mais de 20 organizações e entidades da sociedade civil com atuação no estado do Rio de Janeiro, o IBAM assina a Carta-Manifesto “A cidade que queremos”. Elaborada coletivamente, sob a coordenação do Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), a Carta-Manifesto, dirigida a candidatos e candidatas nas eleições municipais de 2020, reúne propostas para redução das desigualdades sociais nos 92 municípios fluminenses. O documento reúne recomendações organizadas em quatro grandes eixos: planejamento e gestão democrática da cidade; habitação de interesse social e terra; saneamento e meio ambiente; e mobilidade.
A Carta-Manifesto “A cidade que queremos” reafirma princípios e valores expressos na Constituição Federal e no Estatuto da Cidade que devem ser entendidos como conquistas da cidadania e como avanços na perspectiva da promoção do Direito à Cidade. Ao mesmo tempo atualiza a agenda urbana com propostas que visam à promoção de cidades menos desiguais, mais inclusivas e sustentáveis.
A Carta-Manifesto “A cidade que queremos” será lançada no dia 10 de setembro, no canal do IAB-RJ no YouTube, às 18hs.
Na ocasião do lançamento, representantes das entidades e organizações que subscrevem o documento irão falar sobre a iniciativa. Para a representante do IBAM, a arquiteta Jéssica Ojana, a carta será lançada em um momento importante, “pois representa relevante contribuição para os debates sobre a política urbana no país, em especial no estado do Rio de Janeiro, que deveriam ter centralidade no processo eleitoral deste ano”.
Para acompanhar o evento de lançamento, acesse o canal do IAB-RJ, aqui!