Na última segunda-feira, 19 de novembro, no auditório da Enap – Escola Nacional de Administração Pública, aconteceu a abertura do Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ofertado pela Escola em parceria com o IBAM.
Estiveram presentes parceiros, coordenadores e os 100 participantes selecionados (36 do Nordeste, 31 do Sudeste, 15 do Sul, 11 do Norte e 7 do Centro-Oeste), oriundos de 80 municípios brasileiros de todas as regiões do país. Entre os alunos, cerca de 65% possuem cargo de gerência, e com relação ao quesito sexo, 57% são mulheres contra 43% de homens.
Na ocasião da abertura, o superintendente geral do IBAM, Paulo Timm participou da mesa, juntamente com Paulo Marques, presidente da Enap, Iara Alves, diretora da Enap, Haroldo Machado, assessor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Jaime Hoolguim, diretor da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), Carlos Henrique Mussi, diretor da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, da ONU), Henrique Villa, da Secretaria de Articulação Nacional, Rodrigo Lima, coordenador geral da Especialização e Mayra Juruá, do CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, do Ministério de Ciência e Tecnologia).
Durante a solenidade, Paulo Marques enfatizou que o curso é um caminho para os alunos pensarem ações estratégicas para o desenvolvimento dos Municípios: “É com satisfação que abrimos essa Especialização dirigida a gestores municipais comprometidos com o desenvolvimento local e o os objetivos do desenvolvimento sustentável de diversas regiões do nosso país”, explicou.
Já o superintendente geral do IBAM, destacou a trajetória e compromisso do Instituto no desenvolvimento dos Municípios brasileiros e a importância de a Enap incorporar os quadros municipais em cursos de formação: “Ressalto a importância do compromisso nacional com ODS e agenda 2030, que exige uma coordenação institucional dos diversos atores nos multiníveis de Governo e, sobretudo, nos Municípios onde as políticas se concretizam”, enfatizou.
Depoimentos de alunos e suas expectativas sobre o curso
Região Norte
Mauro Lima Souza – Gerente de projetos e convênios de Oiapoque/Amapá
“Aprimorar meus conhecimentos com objetivo de colocar em prática o conhecimento adquirido para aplicar no meu Município“.
Região Nordeste
Nazareth Garcêz – Secretária adjunta de Gestão de São Luís/Maranhão
“Aplicar os conhecimentos adquiridos ao nosso Município, podendo contribuir para o entendimento e implantação dos ODS”.
Região Centro-Oeste
Louise Oliveira – Secretaria de Educação de Cidade Ocidental/Goiás
“Adquirir conhecimentos para que possa influenciar pessoas a respeito da sustentabilidade“.
Região Sudeste
Eduardo Ambrósio – Secretaria de Cultura e Turismo de Bom Despacho/Minas Gerais
“Aprendizado, aprendizado, conseguir colocar o aprendizado na ponta”.
Região Sul
Fabiana Schleder Piccoli – Diretora administrativa da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Caxias do Sul/Rio Grande do Sul.
“Uma palavra: Conhecimento para crescimento pessoal e profissional e para o meu Município“.
O curso
O Curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tem como objetivo ampliar capacidades dos Municípios brasileiros em promover estratégias de desenvolvimento local, a partir do aperfeiçoamento da gestão pública e do aprimoramento da elaboração de políticas públicas que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos no âmbito da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.
O programa conta com a parceria das seguintes instituições: Ministério de Direitos Humanos, Secretaria de Governo da Presidência da República, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Instituto República, Fundação Lemann, Instituto Humanize, Fundação Brava, Comunitas , Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF.