Notícia

Jorge Wilheim (1928-2014), Arquiteto e Urbanista

O IBAM vem se associar às homenagens prestadas ao arquiteto e urbanista Jorge Wilheim por ocasião do seu falecimento em 14 de fevereiro p.p. Em sua longa e profícua carreira, além de suas atividades como profissional liberal, Wilheim se destacou pelo desempenho de vários cargos e funções relevantes no setor público municipal e estadual em São Paulo.

Como planejador urbano foi responsável por mais de 20 planos urbanísticos, destacando-se os Planos Diretores de Curitiba, Joinville, Goiânia, Natal, São Paulo, Campinas e São José dos Campos.

Na esfera pública, exerceu os cargos e funções de Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo (1975-79), Secretário de Planejamento do Município de São Paulo (1983-86), Secretário Estadual de Meio Ambiente (1987-1991), Presidente da Empresa Metropolitana da Grande São Paulo (1991-1994), Secretário de Planejamento do Município de São Paulo (2001-2004).

Na área internacional destacou-se, em 1995/96, como Secretário Geral Adjunto da Conferência das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos – HABITAT II, tendo sido responsável pela introdução inovadora naquela Conferência do Comitê de Parceiros 2, constituído por representantes de Munipalidades e outros Governos Locais e de organizações da Sociedade Civil, os quais – pela primeira vez no âmbito de uma Conferência da ONU – passaram a ter direito de voz e voto nas plenárias de discussão e aprovação da Agenda Habitat, resultando na introdução naquele documento de um capítulo específico sobre as cidades. Nessa posição, Wilheim acompanhou a participação importante e destacada do IBAM no Comitê Nacional de Preparação do Relatório do Brasil para a Conferência Habitat II.

 

Pular para o conteúdo