Notícia

Março mês da mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, movimentou o IBAM de diferentes formas. No dia 27, Delaine Martins Costa, coordenadora do Programa Mulher e Políticas Públicas do Instituto receberá o Diploma Mulher Cidadã Leolinda de Figueiredo Daltro. A honraria, instituída pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, presidida pela Deputada Inês Pandeló, dá visibilidade ao tema das relações de gênero e das políticas públicas que devem ser implementadas para que a democracia e os direitos humanos se façam concretos no Estado.

Nosso entusiasmo é ainda maior pela oportunidade de tornar patente o mérito de Delaine que há cerca de 20 anos se dedica ao tema em sua atuação no IBAM e nos espaços de militância dos movimentos feminista e de mulheres.

No dia 8 propriamente dito, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM/RJ promoveu tarde festiva com eventos lúdicos e de importante dimensão reflexiva sobre a condição mulher nos dias atuais.

Na oportunidade foi lançado aplicativo para celular e computador que colabora para que as mulheres possam localizar, rapidamente, serviços de seu interesse, notadamente aqueles relacionados à proteção contra violência. Trata-se de uma iniciativa de várias entidades do sistema ONU e do CEDIM.

Também promoveu o CEDIM, no dia 1 de março, na Estação Ferroviária Central do Brasil, atividade de mobilização popular em torno da apresentação e discussão de questões relativas aos direitos das mulheres na qual foram distribuídas cerca de quatro mil ventarolas alusivas às conquistas femininas nos últimos anos.

E em fevereiro, para dar início a esta época de confraternização das conquistas das mulheres, como no 24 se comemorou os 81 anos da conquista do voto feminino no Brasil, o CEDIM organizou café da manhã, seguido de reunião com as prefeitas e vice-prefeitas eleitas em outubro de 2012. A seguir procedeu-se a uma mesa de debates sobre o tema Mulheres nos espaços de poder e decisão, coordenada pela Conselheira Maria da Graça Ribeiro das Neves, que representa o IBAM naquele órgão colegiado.

O grande destaque – não previsto – deste evento foi a noticia de que o Estado do Rio de Janeiro conta, a partir daquela data, com uma Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, dirigida pela economista Ângela Fontes cuja trajetória profissional passa pelo IBAM, onde foi Superintendente de Desenvolvimento Econômico-Social por vários anos.

Pular para o conteúdo