Notícia

Modernização Administrativa e Fiscal da Prefeitura Municipal de Natal

No âmbito do Projeto ModerNatal o IBAM elaborou o Plano de Capacitação para a Escola Municipal de Gestão Pública – EGESP, da Prefeitura de Natal/RN.

Com a missão de promover a valorização do servidor através da qualificação continuada, a gestão da EGESP é exercida pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional – SEGELM.

Além de diretrizes pedagógicas e sobre a estrutura e funcionamento da EGESP o Plano de Capacitação compreende a estrutura curricular de cursos e outras ações educacionais que serão oferecidos pela Escola.

Segundo Márcia Costa, Coordenadora de Ensino do IBAM, o Plano de Capacitação da EGESP – Natal foi elaborado na perspectiva do desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências de modo a fortalecer a capacidade de gestão municipal.

O documento prevê a realização de um Programa Básico e Programas Especiais, que poderão ser oferecidos aos servidores de modo presencial ou a distância.

Para subsidiar a elaboração do Plano de Capacitação foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com gestores, servidores e representantes de todas as secretarias.

Para Isabella Lira, Secretária Adjunta de Gestão de Pessoas e Valorização do Servidor   “ouvir e envolver os servidores no levantamento de necessidades é fundamental para que os cursos oferecidos possam atender expectativas dos servidores e da Administração”.

O Diretor da EGESP, Roosevelt Filho, informa que a EGESP também está desenvolvendo o curso “Conhecendo o Serviço Público” que faz parte do Programa de Ambientação de novos servidores.

No âmbito do Projeto ModerNatal, a EGESP irá oferecer os seguintes cursos que serão realizados pelo IBAM:

  • Elaboração de Projetos – 21 a 25 de fevereiro de 2011
  • Sistema de Planejamento Municipal – 14 a 18 de março
  • Elaboração de Termos de Referência e Editais – 21 a 25 de março

O projeto conta com a cooperação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal – PNAFM e organiza-se em dois grandes componentes – atualização e consolidação de legislação e redesenho de processos.

Além da Unidade Executora Municipal  – UEM e da equipe técnica do IBAM, servidores municipais participam e colaboram com o desenvolvimento das diversas atividades previstas nos módulos.

Entre os produtos desenvolvidos destacam-se:

  • Manual de Redação Oficial da Prefeitura
  • Anteprojeto de Lei do Código Tributário
  • Anteprojeto de Lei do Código Urbanístico e Ambiental
  • Plano de Capacitação da Escola Municipal de Gestão Pública
  • Instruções Normativas de Compras, Contratos e Convênios
  • Revisão dos processos de trabalho
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