Notícia

Novo modelo de regionalização para o planejamento estadual de Alagoas será proposto pelo IBAM

Há cinco meses o IBAM vem realizando para a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Alagoas (SEPLANDE/AL) uma série de estudos e pesquisas que visam à elaboração de um Modelo de Regionalização para o Planejamento Estadual de Alagoas, que vai propor um novo recorte territorial para subsidiar os próximos Planos Plurianuais (PPA).

Nesse novo cenário, será possível ao Estado de Alagoas o desenho de políticas e programas de desenvolvimento regional adequados à realidade dos diferentes territórios alagoanos, bem como dispor de um instrumento de planejamento que possa ser útil àqueles que têm a responsabilidade de propor e gerir as políticas públicas estaduais.

De acordo com Gustavo Rabello, coordenador do projeto, o estudo está sendo realizado em três etapas:

  1. Revisão conceitual das metodologias clássicas de regionalização para fins de planejamento, assim como realização de estudos e pesquisas com a finalidade de compreender as bases conceituais das regionalizações existentes no Estado – tanto no âmbito do PPA, quanto das políticas setoriais (saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, recursos hídricos, cultura e turismo).
  2. Atividades de campo, que têm como finalidade compreender com maior amplitude as dinâmicas territoriais de Alagoas, por meio de visitas a um grande número de municípios e da realização de entrevistas com atores relevantes desses territórios, além de observar in loco uma série de características (de mobilidade e circulação, estrutura urbana, elementos da paisagem, cultura, entre outros) que determinam, reforçam ou esvaziam dinâmicas de articulação entre diferentes espaços.
  3. Organização e análise de todos os dados e impressões de campo e o trabalho sobre indicadores socioeconômicos de todos os Municípios do Estado.

Com base na revisão conceitual da primeira etapa, nos indicadores e nos dados coletados em campo, serão propostas regiões de planejamento a partir da definição dos municípios-polo do Estado (existentes ou potenciais) e seus Municípios de influência. Será utilizada uma modelagem estatística, que será corrigida e adaptada qualitativamente, para a consolidação da proposta final do Modelo de Regionalização, que passará por processo de validação junto à SEPLANDE/AL.

Pular para o conteúdo