Notícia

Ordenamento territorial e competências governamentais no Equador

Foi realizado na cidade equatoriana de Cuenca, de 7 a 9 de novembro, o 8º Simpósio Nacional de Desenvolvimento Urbano e Ordenamento Territorial, sob o tema “Competências e Ordenamento Territorial”. Essa serie de simposios, constitui uma iniciativa da Assembléia Nacional do Equador que, sob a liderança de seu atual Presidente, Arquiteto Fernando Cordero Cueva, apoiou o processo constituinte daquele país culminando na aprovação da Constituição de 2008. Entre os desdobramentos, foi aprovado o Código de Organização Territorial, Autonomias e Descentralização (COOTAD).

O evento, organizado com o apoio acadêmico da prestigiosa Universidade de Cuenca, vem em apoio ao processo de desenvolvimento do país, num cenário de promoção de conquistas sociais no qual a descentralização, a participação ativa da população e a reorganização do territorio constituem eixos estratégicos.

O IBAM esteve presente, convidado e representado pelo seu técnico Alberto Lopes que proferiu conferencia sobre a experiência brasileira na “Articulação do Planejamento do Desenvolvimento e do Ordenamento Territorial”, junto a outros especialistas estrangeiros da Alemanha, Colômbia, Chile e Espanha. Destaque para os avanços alcançados pelos representantes tanto das esferas de governo quanto do meio acadêmico do Equador nos diversos aspectos implicados no desafio de tornar efetivas as conquistas constitucionais na vida social e na prática política da população.

Pular para o conteúdo