Notícia

Os Desafios dos Territórios à Luz do Plano Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro

No último dia 22 de novembro, aconteceu a II Roda de Conversa das Comissões Locais da Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro. O evento, realizado na UERJ, contou com apresentações culturais, grupos de trabalho e palestra magna com o tema “Os Desafios dos Territórios à Luz do Plano Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro”, proferida por Herculis Tolêdo, representante do IBAM.

A palestra teve como objetivo apresentar o Plano de Assistência Social vigente e sua relação como a divisão territorial da cidade através das 10 Coordenadorias de Assistência Social e Direitos Humanos – CASDH. Nesta oportunidade, foi destacado o mérito na identificação das necessidades a partir da avaliação da população beneficiária dos programas e serviços ofertados no Município, bem como a proposta de construção de mapas interativos junto aos CRAS e CREAS e demais instituições das áreas para um desenho mais fidedigno das demandas socioterritoriais. Em especial, o papel das Comissões Locais na elaboração de diagnóstico, controle e monitoramento – elementos indicativos dos caminhos possíveis para o desenvolvimento da Política de Assistência Social na cidade.

O evento contou com a presença de mais de 300 participantes, entre esses, do Subsecretário de Direitos Humanos do Município, Sr. Gustavo Proença, do Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Sr. Orlando Inácio Xavier, além de servidores públicos, conselheiros de Assistência Social, representantes de entidades privadas e usuários.

Cabe ainda destacar que o Programa de Direitos e Cidadania do IBAM vem assessorando a Secretária de Assistência Social da Prefeitura na elaboração dos últimos Planos de Assistência para toda a cidade do Rio de Janeiro.

Conheça o Plano Municipal de Assistência Social (2018-2022) aqui!

Pular para o conteúdo