Fiscais e gestores dos contratos de concessão existentes, analistas e técnicos de Unidades de Conservação em processo de concessão, além de servidores da CGFIN/COARR e CONCES e outros parceiros, se reuniram entre os dias 8 e 10 de novembro, no Parque Nacional do Iguaçu (PR), para realizar a Oficina Técnica de Monitoramento dos Contratos de Concessão. O Superintendente de Área do Ibam e Coordenador Geral da Unidade de Execução do Programa Parcerias Ambientais Público-Privadas – PAPP, Alexandre de Albuquerque Santos, participou da abertura do evento.
Durante a oficina, houve a oportunidade de trocar experiências sobre os principais desafios no monitoramento dos contratos de concessão, compreender a visão dos concessionários sobre o trabalho de acompanhamento das concessões, e participar de trabalho em campo, avaliando a atuação de serviços de concessionários operantes no PARNA Iguaçu. Além disso, foi dada continuidade ao processo de padronização de procedimentos de monitoramento e ainda discutidos fluxos e modelagens do processo com vistas à normatização específica.
De acordo com a analista ambiental Larissa Diehl, a oficina cumpriu com o seu objetivo: “permitiu unir os principais atores do processo de monitoramento, identificar gargalos, e dar continuidade à construção e padronização de um protocolo de monitoramento das concessões que garanta maior efetividade e clareza no acompanhamento dos contratos, com foco nos resultados e na melhor qualidade dos serviços a serem prestados ao visitante”, explicou Larissa.
O evento foi custeado com recursos do BID/FOMIN e FSA/CEF e faz parte do Projeto de Parcerias Ambientais Público-Privadas – PAPP, que visa formular e fomentar a aplicação de modelos de parcerias ambientais público-privadas.