Notícia

Participantes de curso da Enap em parceria com IBAM entregam trabalho final

Após quatro meses de intensa produção, 105 dos 112 orientandos oficiais cadastrados e participantes do curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local entregaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), índice comemorado pelos professores, de 94%. No total, foram 26 orientadores, sendo 20 do IBAM e seis da Enap – Escola Nacional de Administração Pública. Os TCCs serviram como projetos de intervenção, uma vez que os gestores municipais participantes utilizaram os ensinamentos teóricos do curso para aplicá-los em sua rotina de trabalho.

O curso aconteceu em Brasília, de abril a junho de 2018, e participaram cerca de 115 gestores municipais provenientes de 78 Municípios de todas as regiões do país. A oferta desse curso marcou a primeira vez em que a Enap promoveu uma capacitação, com a participação da expertise do IBAM na temática, sólida e intensiva, para a formação de quadros municipais.

Durante o curso, os participantes passaram por imersão na realidade da Gestão Pública, contando com palestras, atividades práticas e visitas técnicas, que aproximaram a formação da vivência prática de cada estudante. Além de estreitar a relação do Governo Federal com os gestores locais, a iniciativa visou fortalecer a capacidade de entes subnacionais em gerir, de forma qualificada, as organizações públicas e recursos locais, de forma a aprimorar a oferta de serviços públicos.