Ao assumir a coordenação do Programa Nacional Trabalho e Empreendedorismo da Mulher – PNTEM no ano de 2008, convidado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, o IBAM reiterou seu empenho de introduzir a questão de gênero no aperfeiçoamento das políticas públicas e, mais especialmente, de fortalecer as políticas para as mulheres nos diversos projetos que executou nessa área, desde 1990.
Ao longo de quatro anos de desenvolvimento do PNTEM no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco e Pará foram muitosos momentos de reflexões, avaliações e ajustes.
Nas avaliações, buscava-se entender as mudanças que estavam acontecendo na vida das mulheres e no contexto das políticas públicas locais a partir de perguntas orientadoras como, por exemplo: O Programa contribuiu para o fortalecimento pessoal das mulheres? O Programa estimulou e/ou fortaleceu as redes de mulheres? O Programa promoveu o aumento da renda das participantes? O Programa influenciou as políticas públicas na área de gênero, empreendedorismo e trabalho?
Acesse a publicação Políticas públicas, empreendedorismo e mulheres: olhares que se encontram e conheça a trajetória do Programa por meio das experiências relatadas de cada um dos Estados onde foi desenvolvido.