No dia 18 de novembro de 2019, o IBAM participou do 9º Encontro Temático do Patrimônio Cultural, que teve como temática “Por um patrimônio resiliente”. O evento, promovido pela Escola do Patrimônio Centro Lucio Costa, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no Rio de Janeiro, promoveu espaço de debate e partilha de experiências sobre casos relacionados aos efeitos extremos que impactam direta ou indiretamente o patrimônio cultural.
A representante do IBAM, Luciana Hamada, apresentou o cenário das mudanças climáticas nas diversas regiões do território brasileiro, a resiliência dos centros urbanos com patrimônio cultural protegido pelo IPHAN e exemplos de resiliência e adaptações realizadas pelos Municípios.
Além do IBAM, se apresentaram especialistas das Universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual de Campinas (UNICAMP), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e de São Paulo (USP). Para demonstrar formas de superação aos efeitos ocasionados pelos eventos climáticos, dois estudos de caso foram apresentados: “Tornado em São Miguel das Missões” e “Enchente de São Luiz do Paraitinga”. Após as apresentações, os palestrantes participaram da sessão de debates com o público presente no evento.
Fotos: IPHAN
Público presente no “9º Encontro Temático do Patrimônio Cultural”.
A representante do IBAM no evento, Luciana Hamada, participa da sessão de debates.