Notícia

Prefeitura de Nova Friburgo faz parceria com o IBAM para feito inédito no município

Um importante e inédito trabalho no município de Nova Friburgo foi iniciado, em parceria com o IBAM, para a modernização e a atualização do plano de cargos, carreiras e vencimentos do quadro geral dos servidores e da Guarda Municipal, com exceção dos professores e especialistas em educação que já possuem plano de cargos. Em reunião com o prefeito Renato Bravo e equipe, integrantes do IBAM apresentaram as etapas do processo de trabalho e, em janeiro de 2020, divulgarão versão preliminar.

A primeira etapa é a elaboração de diagnóstico jurídico funcional. Depois, acontecerão entrevistas com gestores de cada secretaria e suas equipes técnicas. O servidor público também passará por entrevistas, por meio de preenchimento do formulário do censo dos servidores que os técnicos do IBAM irão disponibilizar. Após estas etapas, será feita análise de toda legislação existente no município relativa ao quadro de pessoal e, com a coleta dessas informações, será estudada a possibilidade de modernização da legislação do atual plano de cargos para a proposta de um novo.

A superintendente da Área de Organização e Gestão do IBAM, Cláudia Ferraz, comentou que esta ação é boa para o município, que terá seu quadro funcional organizado na prestação de serviços para a população, e também para o servidor, que contará com uma política de gestão de pessoas moderna, atualizada, e que privilegia o bom desempenho e a qualificação profissional:

“Iremos rever a legislação que, no momento, está fragmentada, e todas as políticas de gestão de pessoas, propondo nova carreira, novo desenvolvimento funcional, a questão da avaliação do mérito, do avanço por titulação e não só o desempenho. Mas, o servidor que se qualifica, poderá progredir e avançar. A última etapa é a reestruturação salarial, dos vencimentos, na qual iremos hierarquizar e avaliar os cargos para estabelecer o valor relativo de cada um deles e estruturar nova tabela de vencimentos”, explicou.

Cláudia afirmou, ainda, que as descrições dos cargos serão caracterizadas com base no que os servidores preencherão no formulário. Deste modo, é um projeto com características participativas, em que servidor e gerência serão escutados para que, juntos, construam um novo plano de cargos.

Fonte: Matéria e foto retiradas do site da Prefeitura de Nova Friburgo

Confira, na íntegra, aqui!

 

Pular para o conteúdo