Notícia

Prefeitura Municipal de Araras se destaca em gestão energética

Os resultados apresentados pela Prefeitura Municipal de Araras (SP) na efetividade das ações de gestão energética municipal vêm ganhando destaque e reconhecimento como exemplo de boa prática no uso eficiente da energia elétrica na Administração Pública, por meio da Metodologia de Elaboração de Planos Municipais de Gestão da Energia Elétrica – PLAMGEs, iniciativa que contou com o apoio do IBAM.

A Metodologia de PLAMGEs, desenvolvida pelo IBAM em parceria com a Eletrobras Procel, permite o estabelecimento de metas, objetivos e estratégias para a redução do consumo e planejamento do uso eficiente de energia elétrica na Administração Municipal, ao mesmo tempo em que promove a criação e a capacitação da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM). Por meio deste método é possível visualizar o consumo de energia elétrica do Município e analisar a implicação técnico-econômica dos projetos eficientes levantados durante sua elaboração.

Segundo o Coordenador Geral da UGEM de Araras, Oswaldo Salviatto Junior, a economia obtida com a implantação do Plano de Eficiência Energética e a realização de uma licitação para a compra de lâmpadas, que possuam o Selo PROCEL, garantirá economia na conta de energia elétrica em torno de R$ 250 mil por ano.

Entre as ações definidas no PLAMGE destacam-se a modernização e substituição de lâmpadas eficientes em escolas municipais; substituição dos semáforos com lâmpadas Led; reclassificação das Unidades Consumidoras; cancelamento de 10 unidades com consumo mínimo; mapeamento e acerto no banco de dados das Unidades consumidoras sem medidores; substituição de lâmpadas no Centro Cultural; implantação do novo sistema de captação de água da represa “Hermínio Ometto”; realização do Projeto Elektro nas Escolas, além da capacitação e conscientização dos funcionários públicos para garantir melhor eficiência energética na administração.

Em 2013, foram investidos pela concessionária local, Elektro Eletricidade e Serviços S.A., cerca de R$ 22 mil para a realização de ações de eficiência energética em escolas municipais, com a troca de todo o sistema de iluminação (lâmpadas, reatores e luminárias).

O Município de Araras foi incluído no Programa de Eficiência Energética da concessionária de energia elétrica, que anualmente investe parte de sua receita em ações de combate ao desperdício. Entre os 228 Municípios que fazem parte da área de concessão da Elektro, apenas quatro foram escolhidos no projeto-piloto: São João da Boa Vista, Tatuí, Rio Claro e Araras.

O IBAM parabeniza o Município de Araras pelos resultados obtidos com a continuidade das atividades de Gestão Energética Municipal, e inspira a Instituição a continuar em sua ação de replicação da Metodologia de PLAMGEs nos demais Municípios brasileiros.

Pular para o conteúdo