Pelo quinto ano consecutivo o IBAM apoia a realização do Prêmio Ser Humano – ABRH-RJ – iniciativa que destaca e premia ações inovadoras na área de gestão de pessoas, nas categorias “Organização Pública”, “Micro e Pequena Empresa”, “Média e Grande Empresa”, “Trabalhos Acadêmicos” e “Profissional”, e colabora na avaliação dos cases selecionados na categoria “Organização Pública”, sendo parte integrante da Comissão Julgadora.
A cerimônia de premiação, realizada no dia 25 de novembro, contou com a presença de gestores e representantes de diversas empresas e personalidades do setor público e privado, tais como Firjan, SEBRAE, Losango, Petrobrás, Capemisa e Endesa Brasil, Light, Visagio, Comkit, Officilab e Eletrobras, entre outras. Estavam também presentes o Secretário de Trabalho e Emprego do Município, Augusto Ribeiro, e do Estado, Sérgio Romay, a presidente da ABRH Nacional, Leyla Nascimento, assim como Paulo Timm, Superintendente Geral e Cláudia Ferraz, Superintendente de Organização e Gestão do IBAM.
Na categoria “Organização Pública”, os vitoriosos foram a Eletrobrás, com o case “Implantação de políticas e práticas unificadas de Carreira e Remuneração”, o Hospital Eduardo Rabello, com o case “Implantação de modelo de gestão baseado no programa de excelência em qualidade” e o Núcleo Estadual do Ministério da Saúde do Rio de Janeiro (NERJ), com o case “Preparação para aposentadoria”.
Entre as organizações, na categoria “Média e Grande Empresa”, foram premiadas Light, com o case “Programa Vida! – Construção de uma cultura de valor à vida e acidente zero”; ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), com o case “Gestão do Conhecimento: A prática que gera aprendizado organizacional”; e Visagio, com o case “A retenção de talentos no mercado de consultoria”.
Entre as “Micro e Pequenas Empresas” as vencedoras foram a Comkit – Kits Automotivos, com o case “Os benefícios da Educação Corporativa para as Micro e Pequenas empresas”, a Hiperbárica Hospitalar, com o case “A Utilização da Alegria como oxigênio nos tratamentos Interpessoais” e Officilab Farmácia de Manipulação, com o case “Gestão de Competência de Pessoal – Foco em Treinamento e Capacitação”.
Na categoria trabalhos acadêmicos, os estudantes premiados foram Bruno Estevan Martinelli Amaro, com “A Geração X e Y e as diferentes bases de comprometimento organizacional” do Mestrado Profissional em Administração de Empresas pela PUC-Rio, Flávia dos Santos Pereira, com “A importância da Educação Corporativa para a gestão responsável de crise”, da graduação em Comunicação Social – Relações Públicas pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA); e Maria Aparecida Henrique, com “Employer Brand – Gestão de Marca para a atração, engajamento e retenção de talentos”, do Mestrado em Administração pela Universidade François Rabelais – França.
O prêmio contou com mais uma novidade neste ano: a estreia da categoria “Profissional”, vencido pelo case “Projeto Nova Gestão”, apresentado por Angélica da Silva Parreira Corrêa, da empresa Pássaro Livre, de Petrópolis.
O IBAM parabeniza todos os participantes do Prêmio Ser Humano – 2013 e se orgulha em apoiar esse grupo, que protagoniza o desenvolvimento de soluções para os inúmeros desafios no âmbito de Gestão de Pessoas.