É com pesar que informamos o seu falecimento, ocorrido no dia 10 de abril, na Cidade do Rio de Janeiro. Natural do Estado do Amazonas, o Prof. Aloizio Loureiro Pinto integrou as primeiras turmas da Escola Brasileira de Administração Pública – EBAP, da Fundação Getulio Vargas, onde se graduou. Posteriormente, obteve o seu grau de mestre e doutor em administração pública na Universidade do Sul da Califórnia – USC, nos Estados Unidos.
O Prof. Aluísio teve longa carreira em salas de aulas de cursos universitários, em nível de graduação e de pós-graduação (lato senso e estrito senso), prestou serviços de consultoria a ministérios e outros órgãos públicos, escreveu livros, artigos e outros textos vinculados à sua área de atuação, bem como participou de trabalhos importantes ligados ao setor público. No IBAM, foi membro ativo e participante da Assembleia Geral.
Sua tese de doutorado teve como tema o IBAM, cuja atuação e metodologia estudou, demonstrando a importância de entidades dedicadas ao desenvolvimento institucional dos entes governamentais.