Notícia

Projeto Protetores dos Parques – Baía de Guanabara finaliza ações no RJ

Após doze meses, o Projeto Protetores dos Parques – Baía de Guanabara encerrou, no dia 31 de julho, as atividades socioambientais desenvolvidas em seis núcleos de educação ambiental, localizados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento de encerramento aconteceu no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias, em momento solene com a presença de parceiros, executores e apoiadores. O projeto foi executado em três municípios do Estado do RJ e promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a Braskem S.A. e execução pelo Ibam.

Entre os participantes da solenidade, destacam-se Regina Pacheco (Inea), Rodrigo Hunger, Fernando Chaud e Camila Pinheio (BRASKEM), representantes da secretaria municipal de Duque de Caxias, Vitor Hugo Kacz e Fábio Riba (Secretaria de Meio Ambiente) e Lídia Malafaia (Secretaria de Turismo e Cultura), Alexandre Santos (superintendente de área – Ibam) e Paulo Timm (Superintendente geral – Ibam).

Pela experiência do Protetores dos Parques, executada anteriormente em outras regiões do estado, Regina Pacheco (Inea) motivou os jovens, com uma palavra de perseverança “com a condicionante da Braskem e a execução do Ibam, é apenas uma janela que se abriu. Agora cabe a cada um, aproveitar. A semente foi lançada! Eu quero! Eu posso! Eu consigo!”

Rodrigo Hunger, responsável industrial pelas áreas da Braskem, expressou felicidade e orgulho em presenciar, mais uma iniciativa, um movimento, que envolve Governo, empresa e comunidade em uma única esfera: “Estamos aqui para celebrar e fechar um ciclo. É possível ver coisas boas, como esse grupo, quando se junta… estamos em uma fase da sociedade em que precisamos parar de construir muros e formar pontes”, comentou.

Paulo Timm, superintendente geral do Ibam, agradeceu aos apoiadores, que abraçaram a causa da sensibilização ambiental, e que, juntos, conseguiram ver os frutos da execução do trabalho. Destacou, também, a importância dos mobilizadores sociais, que tiveram papel fundamental no acolhimento e uma participação efetiva no trabalho: “É uma iniciativa essencial dessas equipes que, às vezes, são anônimas, mas que, na verdade, têm um trabalho importantíssimo nessa ação. Vocês aderiram à causa!”.

A manhã contou, ainda, com a certificação de participação pela execução do Plano de ação local, implementado pelos 6 núcleos e apresentado aos participantes presentes. O Ecomoda seguiu com um desfile emocionante, confeccionado durante a capacitação e usado pelos alunos modelos. A solenidade terminou com a apresentação do Funk Verde, executando suas composições originadas durante os 12 meses de projeto.

À tarde, os alunos, familiares e toda equipe técnica foram recebidos na quadra do GRES Acadêmicos do Grande Rio, com um almoço comemorativo, onde puderam trocar experiências vividas ao longo do projeto, em um momento de descontração. “Me surpreendeu a colaboração de todos no projeto, o teatro… se enturmando… foi muito bom. Pena que o projeto chegou ao fim.”, destacou, emocionado, o aluno Ryan, do núcleo de Jardim Ana Clara.

Para saber mais sobre o projeto, confira matéria que saiu em nosso site 

Fotos: Rodrigo Anis


Desfile do Ecomoda

Waguinho da Rocinha e Regina Café, coordenadora do Funk Verde

Bernardo Mercante, coordenador do Projeto Protetores dos Parques – Baía de Guanabara

Paulo Timm (Ibam), Regina Pacheco (Inea) e Rodrigo Hunger (Braskem)

Rosi Alves, coordenadora da Gestão Ambiental

Almir França, coordenador do Ecomoda

Pular para o conteúdo