Notícia

Projeto socioambiental forma Protetores dos Parques no módulo Baía de Guanabara

Quinta-feira de comemoração na APA Guapimirim. Jovens, em número de 123, receberam, no dia 30 de maio, o certificado de Protetores dos Parques conferido pelo programa “Protetores dos Parques – Baía de Guanabara”. O trabalho foi promovido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em parceria com a BRASKEM S.A. e executado pelo IBAM.

Os ‘Protetores dos Parques – Baía de Guanabara’ são jovens das comunidades de Duque de Caxias, Magé e São Gonçalo, situadas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro que assumiram o compromisso de proteger a Baía, as unidades de conservação (UC) e a localidade onde moram, a partir de um plano de ação ambiental construído por eles. Os jovens das comunidades também apresentaram os planos de ação local, debatendo os problemas relacionados ao meio ambiente, preocupados em descobrir novos caminhos para suas próprias vidas.

A respeito do projeto, Paulo Timm, Superintendente do IBAM, enfatiza o papel dos protetores, formados e capacitados pelo projeto, que atuam de forma integrada em ações de educação e sensibilização que conscientizem os moradores sobre a importância de manter as localidades onde vivem livre de resíduos. Todos são orientados para evitar o descarte de materiais aparentemente inservíveis nas áreas em que habitam, atentos para o fato de que o descuido em relação ao entorno de suas habitações a todos prejudica. Além de aulas de Educação Ambiental, há também oficinas de arte-educação – Ecomoda e Funk Verde –, com a criação de instrumentos musicais, roupas e acessórios a partir de material reciclável.

Fotos: Rodrigo Anis

 

Pular para o conteúdo