O Prêmio Professores do Brasil, instituído em 2005, é uma iniciativa do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Básica. Estão aptos a se inscrever os professores de todos os níveis da educação básica do sistema público de ensino brasileiro. Basta ter uma prática pedagógica criativa e bem-sucedida (em andamento ou já concluída) com seus alunos e formalizar a inscrição.
São objetivos do Prêmio Professores do Brasil:
- reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas, instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino que, no exercício da atividade docente, contribuam de forma relevante para a qualidade da educação básica no Brasil;
- valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações;
- dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino;
- estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação.
O Prêmio, na sua 8ª edição, está dividido em duas categorias.
A categoria Temas Livres premiará até cinco professores em cada uma das seguintes subcategorias, sendo um por região geográfica do país:
- Educação Infantil;
- Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
- Anos Finais do Ensino Fundamental;
- Ensino Médio.
A categoria Temas Específicos premiará até cinco professores em cada uma das seguintes subcategorias, sendo um por região geográfica do país:
- Educação Integral;
- Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
- Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
- Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
Acesse http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ para saber mais sobre o Regulamento e inscrições.