Nos dias 21 e 22 de outubro foi realizada a 2ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Cidade do Rio de Janeiro com o tema “Direitos Humanos para Todos e Todas: Democracia, Justiça e Igualdade”.
O evento teve como objetivo discutir os cinco eixos propostos pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos: Plano Nacional de Direitos Humanos e a Promoção dos Direitos Humanos; Controle Social e Pacto Federativo; Memória, Justiça e Verdade; Educação Desenvolvimento e Direitos Humanos; Promoção dos Direitos Humanos para o Enfrentamento à Violência.
Na oportunidade houve a eleição dos delegados titulares e suplentes da sociedade civil e governamental que irão representar o Município do Rio de Janeiro na Conferência Estadual. O representante do IBAM, Herculis Pereira Toledo, foi eleito como delegado titular, mais uma vez, na representação da sociedade civil.
É importante ressaltar que as Conferências Municipais de Direitos Humanos são instrumentos importantes para avaliar e renovar as prioridades nas políticas públicas e abrem espaço para o debate sobre problemas e violações percebidos cotidianamente pelos moradores do Município, como exploração sexual, trabalho infantil, gravidez na adolescência entre outras.
As políticas de direitos humanos exigem instrumentos eficazes que transformem leis, projetos, programas e tratados em garantias concretas de direitos.