Nos dias 20 e 21 de março estiveram reunidos na sede do IBAM a Comissão de Acompanhamento e Supervisão dos Trabalhos da Câmara Municipal de Maria da Fé, composta por Erick Fabiano de Sousa Lima, Diretor Jurídico, Ricardo Vitor Ribeiro, Vereador e Rita de Cássia Almeida, Diretora Administrativa e a equipe técnica do Instituto, a fim de dar início às discussões referentes à revisão e atualização da Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Câmara Municipal, que tem como objetivo apontar inconstitucionalidades, ilegalidades e impropriedades existentes e, conforme as distorções apresentadas, propor novo texto com dispositivos mais apropriados a esses instrumentos legislativos.
Marcos Flávio R. Gonçalves, Consultor Jurídico da área de Organização e Gestão e responsável pela elaboração do projeto, Claudia Ferraz, Coordenadora Geral do projeto e Superintendente de Organização e Gestão e Franklin Mendonça, Assessor Técnico da área de Organização e Gestão, conduziram a reunião, debatendo as principais propostas de alterações na lei orgânica do Município.
Após ajustes, o projeto passará por outras etapas cujos resultados serão levados à sede da Câmara Municipal de Maria da Fé/MG para apresentação.
Em 15 de março representantes da Prefeitura Municipal de Barão de Cocais/MG estiveram na sede do IBAM para assistir a apresentação da proposta de nova Estrutura Administrativa da Prefeitura, contratada ao IBAM em 2016, pela gestão anterior.
O projeto foi realizado com o objetivo de redefinir a estrutura organizacional da administração direta da Prefeitura, visando adequá-la ao desempenho de suas finalidades, às demandas da população e aos objetivos e programas de ação governamental do Município; conferir maior eficiência gerencial à administração municipal, a partir da clara definição das atribuições e responsabilidades de seus órgãos internos e respectivas chefias e do estabelecimento de instrumentos de coordenação, controle e agilização de suas ações; estabelecer mecanismos de aproximação entre governo e população, conforme os preceitos constitucionais, visando à melhor gestão dos recursos e serviços públicos.
Além do grupo de trabalho da Prefeitura, composto por Lourival Ramos de Souza (vice-Prefeito), Domingos Sávio dos Santos (Procurador Geral), Rafael Teixeira Soares Pereira (Secretário Executivo), Edson Adão dos Santos (Secretário de Saúde), Rodinelly Jordane Fonseca Gomes (Secretário de Educação), Rogério Vidal Bastos (Secretário de Meio Ambiente), Camila Fernanda de Freitas Ângelo (Secretária Planejamento e Administração) e Tânia Gonçalves Correa (Diretora do Departamento de Finanças), participaram da reunião Claudia Ferraz, Superintendente de Organização e Gestão do IBAM, Madeleine Mônica Athanázio, consultora técnica responsável pela elaboração do Projeto, Marcos Flávio R. Gonçalves, Consultor Jurídico da área de Organização e Gestão e Franklin Mendonça, apoio técnico-administrativo do projeto e Assessor Técnico da área de Organização e Gestão.