Faleceu em 9 de junho de 2011 o geógrafo, pesquisador e ex-coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas Urbanas do IBAM, Maurício de Almeida Abreu, no Rio de Janeiro.
Autor de vários obras importantes para Geografia e áreas afins, entre elas Evolução Urbana do Rio de Janeiro, publicada pelo Instituto Pereira Passos em 2006, no final de 2010 Maurício de Almeida Abreu lançou aquela que pode ser considerada a mais completa obra sobre o processo de formação do Rio de Janeiro.
Fruto de quinze anos de pesquisas em diferentes instituições brasileiras, portuguesas, francesas e do Vaticano, englobando todas as modificações do território carioca e fluminense por 200 anos, Geografia Histórica do Rio de Janeiro – 1502-1700 revela todos os detalhes da construção do Rio de Janeiro nos séculos XVI e XVII, divididos em quatro etapas: O processo de conquista; a apropriação do território e a formação da sociedade colonial: agentes, ritmos e conflitos; o Rio de Janeiro e o sistema Atlântico; e a cidade de São Sebastião.
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro concedeu, em 16 de março de 2011, a Maurício de Almeida Abreu a Medalha Pedro Ernesto, por iniciativa da Vereadora Sonia Rabello, pela dedicação à pesquisa da história e geografia do Rio de Janeiro.
Maurício Abreu escreveu diversos artigos para a Revista de Administração Municipal e publicou pelo Instituto o livro Sistema Urbano de Conservação do Ambiente, em 1971. Atualmente era professor da UFRJ.