Notícia

Rio+20: IBAM, convidado a participar, reforça importância de seus projetos

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida como RIO+20, encerrou-se na última sexta-feira. A cidade viveu intensa movimentação, com eventos em vários pontos, tratando de temas de interesse de grupos majoritários da sociedade ou de pequenos segmentos vinculados a assuntos bastante específicos.

A equipe do IBAM se dividiu para que pudesse estar presente aos debates sobre temas importantes para o Instituto. O Superintendente Geral – Paulo Timm – esteve, com outros integrantes da equipe, focado nas atividades coordenadas pelo UnHABITAT em conjunto com outros organismos dedicados aos assuntos urbanos.

Entre os eventos de que participaram, cabe destacar a Cúpula para Questões Urbanas (Urban Summit), voltada à elaboração de  recomendações sobre o desenvolvimento sustentável para os governos locais, regionais e metropolitanos e o Encontro do C-40. Sobre este último vale lembrar que se trata de uma rede de cidades metrópoles (hoje são 58), criada em 2005,  com dupla finalidade:  cooperar na redução da emissão de gases do efeito estufa e promover ações em grupo entre empresas, administrações públicas e a sociedade, visando combater as mudanças climáticas.

Na RIO+20 o grupo C40 e a Cúpula dos Prefeitos apresentaram um comunicado em que se comprometem a adotar medidas para evitar a emissão de 1,3 bilhão de toneladas de gases responsáveis pelo efeito estufa até 2030, ou seja, serão  mantidos, daqui a 18 anos, os mesmos níveis de poluição registrados em 2010.

Eventos da RIO+20 que trataram de ações envolvendo resíduos sólidos e a gestão compartilhada entre os setores públicos e privados  também receberam a atenção da equipe do Instituto uma vez que, com a contribuição do BID, o IBAM vem trabalhando em projetos deste teor por todo o país.

Do mesmo modo, as  apresentações organizadas pelo BNDES para discutir questões amazônicas, notadamente aquelas vinculadas aos projetos de desenvolvimento dos Municípios que são beneficiários potenciais do Fundo Amazonas, tiveram representação do IBAM em suas plateias.

O tema gênero proporcionou a presença do Instituto nos eventos coordenados pela ONU Mulheres, organização presidida pela Sra. Michelle Bachelet.  Entre as atividades, reunidas sob a denominação de  Fórum de Mulheres Líderes no Rio de Janeiro, teve destaque a Cúpula sobre o Futuro que as Mulheres desejam que contou com a presença de chefes de Estado e primeiras-ministras de diversos países. A presidenta Dilma Roussef e praticamente todo o segmento feminino de seu Ministério estiveram presentes à cerimônia.

O IBAM também se fez presente nas iniciativas do CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – e da  Assembleia Legislativa, ambos do Estado do Rio de Janeiro, que realizaram eventos em que a sra. Bachelet interagiu com mulheres brasileiras e recebeu homenagens.

Além das participações na Conferência das Nações Unidas, colaboradores do IBAM, em suas diversas especialidades, estiveram na Cúpula dos Povos – evento da sociedade civil e suas organizações – cujos objetivos assim se expressam: por justiça social e ambiental, contra a mercantilização da vida e em defesa dos bens comuns.

Pular para o conteúdo