A Prefeitura de Araras foi convidada pelo IBAM para apresentar a experiência que o Município tem em Gestão Energética Municipal aos participantes do curso de especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local, na área de Infraestrutura Local, coordenada por Nelson Issa Lino. A professora do IBAM, Luciana Hamada, foi responsável pela disciplina Gestão e Planejamento do Consumo de Energia Elétrica.
O convite partiu do superintendente do IBAM, Alexandre de Albuquerque Santos. A Prefeitura de Araras designou como palestrante o servidor público Júnior Salviatto, diretor da Coordenadoria de Gestão Energética Municipal, órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento.
A palestra ocorreu no dia 15 de maio, na sede da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública). O curso envolve 29 participantes de cidades e regiões diferentes do Brasil, todos com formação acadêmica em áreas de gestão pública.
Salviatto abordou os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura de Araras com relação à Gestão Energética. “Para nós, com certeza, é motivo de muito orgulho sermos lembrados por uma instituição tão respeitada como o IBAM, que desde sua criação vem prestando relevantes serviços a várias entidades governamentais, não somente no Brasil, mas também em outros países da América Latina”, comentou. O grupo de Gestão Energética da Prefeitura de Araras é considerado referência de Unidade de Gestão pela Concessionária Elektro, dentre os 228 Municípios de sua área de concessão.
Desde o ano passado, Prefeitura e a Elektro realizaram várias ações em conjunto, visando o uso racional e eficiente de energia elétrica. Essa parceria já possibilitou a distribuição em Araras de 226 novos refrigeradores, 500 kits com cinco lâmpadas led e a instalação de 250 aquecedores solares, nas residências cadastradas como prioridades para economia de energia. Essa distribuição gratuita por parte da Elektro faz parte do projeto Energia Comunitária.
Outros programas do gênero também foram desenvolvidos em Araras, como o Elektro nas Escolas, com a capacitação de 60 professores de 12 escolas municipais para a disseminação da cultura da sustentabilidade e o uso seguro e eficiente de energia elétrica.
Além dessas campanhas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento também tem atuação direta junto à Elektro no planejamento para disponibilização de mais cargas de energia para novas indústrias que estão se instalando na cidade.
Salviatto comanda a aula com a professora Luciana Hamada, do IBAM
Matéria originalmente publicada no site da Prefeitura de Araras, São Paulo (http://araras.sp.gov.br/noticias/20281)