O Projeto Gênero e Direitos Humanos: construindo diálogos para a autonomia econômica, uma parceria entre IBAM, ONU Mulheres e Instituto Coca-Cola Brasil, produziu três vídeos que agora compartilhamos.
Fruto de um processo de construção coletiva das três instituições, esses vídeos são ferramentas importantes para entender os temas e fomentar debates sobre a garantia de direitos das mulheres. Clique abaixo e assista. Boa reflexão!
Você já pensou sobre o que todas as pessoas têm em comum? Somos todos seres humanos. Apesar de diferentes, somos todos livres e iguais. E, por isso, precisamos ser respeitados e protegidos. Os Direitos Humanos estão todos escritos e registrados na Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU. Eles são universais, indivisíveis e independentes. É preciso que todas as pessoas do mundo conheçam seus direitos, pois garantir que os direitos humanos sejam efetivos e respeitados é responsabilidade de todos e todas nós.
Imagine se alguém fizesse as suas escolhas por você. Imagine se não escutassem a sua opinião em escolhas que afetam a sua própria vida! Essa é a realidade de muitas mulheres, e é por isso que elas precisam ser empoderadas. Mas o que isso significa?
Desde cedo, meninos e meninas aprendem o que podem e o que não podem fazer. Eles são levados a acreditar que as suas escolhas são determinadas pelo sexo. Só que isso tem consequências sérias para as mulheres, que se tornam vítimas da desigualdade. Essa realidade tem que mudar. Precisamos construir uma cultura de mais igualdade, mais direitos e mais oportunidades para todas e todos.