Notícia

Viver e morar com dignidade e autonomia

Aconteceu nesta quinta-feira, 13 de dezembro, no Centro Cultural Banco do Brasil – RJ, o XV Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, promovido anualmente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro – Comdef-Rio -, que abordou, em 2018, o tema “Viver e morar com dignidade e autonomia”. O evento contou com painéis e debates sobre humanização dos abrigos e propostas de políticas públicas para oferta de apoios em casa, moradias para a vida independente e outras alternativas de morar com qualidade de vida, e teve a participação do representante do IBAM, Herculis Pereira Tolêdo, no Painel “Diagnóstico da Situação”.

Na oportunidade, Herculis destacou que essas instituições, muitas vezes, são as únicas opções de residência de longo prazo para muitas pessoas com deficiência no Brasil. O palestrante apresentou os principais resultados do relatório promovido pela Human Rights Watch (HRW), organização não-governamental com atuação internacional, que evidenciou uma série de abusos contra crianças e adultos com deficiência nos abrigos públicos brasileiros. O título do relatório enfatiza a gravidade da questão: “Elas ficam até morrer: uma vida de isolamento e negligência em instituições para pessoas com deficiência no Brasil”.

Herculis parabenizou o Comdef-Rio pela democratização do debate e lembrou que a propositura de soluções para esse problema demandará esforços intersetoriais articulados com as esferas de governo e a participação de associações e instituições que estudam e atuam no âmbito municipal sobre o tema. Numa tentativa de reverter a precariedade do sistema e as lacunas do abrigamento desta população na cidade do Rio de Janeiro.

Pular para o conteúdo